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Economia

Pente-fino ameaça Bolsa Família: como agir se você for afetado?

Descumprimento dos requisitos pode causar bloqueio do Bolsa Família.

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O Bolsa Família tem sido um auxílio financeiro a milhares de famílias brasileiras desde 2003. Neste ano, com a volta de Lula à Presidência, o programa voltou a ser discutido, principalmente devido a alguns indivíduos que tentam burlar o sistema para receberem o valor indevidamente.

O atual Governo, então, decidiu fazer um “pente-fino” nos cadastrados beneficiados pelo valor de R$600,00 mensais do Bolsa Família. Essa análise tem pegado algumas pessoas de surpresa, no qual se depararam com o benefício bloqueado em seu aplicativo do programa.

Imagem: Reprodução/Aplicativo Bolsa Família

O que pode bloquear o benefício do Bolsa Família?

Para receber o benefício, o cidadão deve estar dentro dos requisitos exigidos pelo Governo, como atualização cadastral do seu Cadastro Único. Caso o beneficiário esteja fora dos requisitos exigidos, o benefício será bloqueado temporariamente.

Outros pontos que podem levar o bloqueio é a evasão escolar ou baixa frequência às aulas por parte das crianças. Além disso, o descumprimento do quadro vacinal, desatualização da informação de estado civil ou da quantidade de membros da família também podem levar ao bloqueio.

O cidadão que teve seu benefício bloqueado pode consultar o motivo do bloqueio. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site do Ministério da Cidadania;
  • Clique em “Consultar Pagamentos” e informe o número do NIS da família;
  • Identifique o motivo pelo qual seu benefício foi bloqueado e siga as instruções dadas pelo Ministério para realizar o desbloqueio.

O motivo que estiver aparecendo no sistema deverá ser solucionado presencialmente. Caso seja por baixa frequência escolar, o cidadão deve solicitar o comprovante de frequência na escola e levá-lo ao Centro de Referência de Assistência Social ou ao Órgão responsável pelo Bolsa Família de sua cidade.

Além disso, ao comparecer no local responsável pelo programa em sua cidade, o beneficiário deve levar seus documentos de identificação para ser feita a atualização do cadastro.

  • Documentos pessoais dos membros da família (certidão de nascimento, RG e CPF);
  • Comprovantes de endereço atualizados;
  • Documentos escolares como comprovante de matrícula e frequência escolar (quando necessário).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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