Conecte-se conosco

Tecnologia

Brasileiros sorriem: ANATEL mostra aumento na satisfação com banda larga!

Pesquisa feita pela ANATEL mostrou que consumidores brasileiros estão mais satisfeitos com serviços de banda larga.

Publicado

em

No início deste mês, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou o relatório de Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, o qual é elaborado anualmente. O relatório refere-se à satisfação dos usuários de telefonia, internet e tv a cabo.

A pesquisa feita pela Anatel é realizada por meio de entrevistas telefônicas com usuários de serviços de telecomunicações, como telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.

Os usuários são questionados sobre diversos aspectos do serviço, como qualidade da conexão, atendimento ao cliente, preço e cobertura geográfica.

Os usuários apontaram sua satisfação em notas de zero a dez, sendo zero correspondente a pouco satisfeito, e dez, muito satisfeito. O relatório revelou que os brasileiros estão mais satisfeitos com os serviços de banda larga fixa, em relação ao ano anterior. Veja os resultados da pesquisa.

Índice de Satisfação Geral (ISG) dos anos 2022 e 2021

A pesquisa feita pela Anatel foi realizada entre julho de 2022 e janeiro de 2023, tendo entrevistado 88 mil usuários dos serviços em todo território nacional.

anatel

Foto: Reprodução/ANATEL/Tudo Celular

O serviço que mais apresentou melhoria, de acordo com a pesquisa, foi o de banda larga fixa, saindo de 6,9 em 2021 para 7,1 em 2022. Já o serviço de telefonia celular pré-paga segue com o favorito dos consumidores brasileiros, tendo nota de 7,7 em 2022.

Índice de Satisfação Geral (ISG) por operadora

▲ Símbolo indicativo de acréscimo estatístico em relação à nota de 2021, ▼ Símbolo indicativo de decréscimo estatístico em relação à nota de 2021, ■ Símbolo indicativo de estabilidade estatística em relação à nota de 2021, (*) prestadoras não pesquisadas no serviço no ano de 2021.

INTERNET FIXA​

TELEFONIA CELULAR PÓS-PAGA​

TELEFONIA CELULAR PRÉ-PAGA​

TELEFONIA FIXA​

TV POR ASSINATURA​

Algar

7,35

7,12

7,66

7,85

Brisanet

8,14

Claro

6,76

7,53

7,92

7,65

7,01

Gigabyte

8,25*

MOB

7,32

Oi

7,03

7,19

7,26

Oi Claro

6,74*

7,26*

Oi Vivo

6,86*

7,33*

Oi Tim

6,72*

7,45*

Sky

6,50

7,38

Tim

7,00

7,03

7,60

7,62

Unifique

8,18

8,39

7,45

Valenet

7,31*

Vivo

7,32

7,49

7,83

7,48

7,66

Notas do Índice de Satisfação Geral por Prestadora – Média Brasil 2022.

Foto: Reprodução/Governo Federal

Brisanet tem melhor desempenho como Banda larga fixa, afirma Anatel

Empresa atuante no Nordeste, a Brisanet foi a líder de satisfação dos consumidores de banda larga fixa, de acordo com a An atel. Nas pontuações, a fornecedora de internet alcançou 8,34 e 8,5 em Piauí, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe, sendo as melhores notas entre empresas do segmento.

Foto: Reprodução/Anatel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo a Anatel, a pesquisa de 2022 passará a atribuir selos a qualidade dos serviços das empresas. Com isso, o consumidor por ter acesso às informações de determinada operadora antes de contratar o serviço.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS