Curiosidades
Fuga dos mosquitos: viver nas alturas pode ser a solução!
Saiba mais sobre os motivos pelos quais os mosquitos não costumam incomodar os moradores de andares mais altos.
Os mosquitos são insetos que podem incomodar e causar diversos problemas para os seres humanos. Alguns deles se alimentam de sangue e são capazes de transmitir doenças graves, como a dengue, a malária e mais.
Como se não bastasse, eles ainda podem incomodar com as picadas, que deixam a pele irritada e coçando. Além disso, seus zumbidos podem tirar o sono de muita gente. Existem algumas medidas para evitar os mosquitos, como repelentes, telas e afins.
Quem mora mais alto sofre menos com mosquitos?
Como mencionado, existem métodos de evitar os mosquitos, mas será que morar em andares mais altos pode ser um deles? Ainda não foi feito um estudo específico sobre a altura máxima de voo desses insetos, mas não é necessariamente essa a questão.
Isso porque não faz muito sentido para eles voarem muito alto, já que o maior interesse dos mosquitos é ficar o mais perto possível de onde podem se reproduzir ou encontram muitos humanos para picar, normalmente próximo ao chão.
Tanto é que pesquisadores já verificaram que os mosquitos domésticos não costumam voar acima de 8 metros. Assim, se você deseja se esconder desses insetos, morar depois do terceiro andar de um prédio pode ser uma boa ideia.
Além da praticidade de ficar próximo ao térreo, existem ainda alguns outros motivos que acabam desmotivando os insetos de alçarem voos mais elevados, como os que serão listados a seguir.
Outros motivos para os mosquitos ficarem perto do chão
Menos oxigênio
Como sabemos, quanto maior a altitude, menor o oxigênio, e isso se transforma em um grande problema para os insetos, que precisam ‘alimentar’ seus tecidos de ar através da respiração aeróbica, caso contrário eles simplesmente não funcionam.
Chuva
Um mosquito ‘estacionado’ em um galho de árvore que é atingido por apenas uma gota de chuva vinda do céu é esmagado por uma força equivalente a, nada mais, nada menos, do que 10 mil vezes o seu peso corporal. Por isso, eles preferem não voar em espaços muito abertos.
Densidade do ar
Por fim, mais um motivo para esses insetos manterem os voos rasos é a densidade do ar, já que os mosquitos possuem menos moléculas de ar em suas asas para manter seus pequenos — e irritantes — corpos no ar.

-
Tecnologia9 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia6 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo17 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?