Economia
INSS dá voz à terceira idade: saiba seus direitos e escolhas disponíveis
Recebeu o primeiro pagamento da sua aposentadoria? Já pode aproveitar dessa escolha liberada para o beneficiário pelo INSS. Confira qual é.
Você já recebeu o seu primeiro pagamento de aposentadoria? O INSS oferece essa opção para proporcionar mais liberdade ao grupo da terceira idade. Confira nessa matéria qual é.
O Governo Federal explica que os beneficiários têm o direito de escolher como e onde desejam receber o pagamento do seu benefício, desde que dentro das opções ofertadas pela autarquia.
Os aposentados, dessa maneira, podem escolher a opção que melhor atende suas necessidades para o recebimento desse benefício tão importante.
De início, o INSS procura a agência mais próxima da residência do beneficiário como o local para que ele receba a sua aposentadoria. Esse processo automático também oferece ao idoso um cartão que deverá ser utilizado para sacar o valor.
Dessa forma, o recebimento do pagamento irá acontecer de uma forma mais prática e facilitada para o idoso, visto que esse não precisará ter que abrir uma nova conta apenas para receber os valores.
No momento em que solicita o benefício, não é possível escolher uma instituição bancária para o recebimento. Conforme as informações do Governo, ele será encaminhado para uma rede bancária, seguindo as regras estabelecidas no contrato entre o INSS e as instituições financeiras.
No entanto, a partir do recebimento do primeiro pagamento, será possível mudar a conta bancária, sendo necessário solicitar de forma direta à agência.
Aqueles que recebem o benefício por meio de conta-corrente ou poupança, mas desejam utilizar somente o cartão magnético, podem solicitar através do aplicativo Meu INSS.
O Meu INSS é uma ferramenta desenvolvida para simplificar a vida dos beneficiários do INSS e fornecer várias funcionalidades para os auxiliar em diferentes tarefas.
Se o beneficiário tem o desejo de alterar como recebe o pagamento ou o local onde o recebe, é possível apenas pesquisando na ferramenta “Alterar Local ou Forma de Pagamento”, na barra de pesquisa.
Mas é claro que a mudança também é disponibilizada por meio de telefonemas ao número 135. Para isso, é necessário se atentar aos horários de funcionamento. A linha funciona para atendimento entre as 7h e às 22h.

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