Conecte-se conosco

Automobilística

Cuidado ao volante: Multa pouco conhecida que pode pesar no bolso

Conheça qual é a mudança no Código de Trânsito Brasileiro pouco conhecida que pode te custar dinheiro e pontos na CNH.

Publicado

em

Como todos os motoristas sabem, quando alguma autoridade competente pela autuação de multas de trânsito flagra alguma irregularidade, conforme o determinado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é preciso aplicar a multa ou demais sanções indicadas pela lei.

As punições variam de acordo com a gravidade do ato infracional cometido, podendo ir desde multa e anotação de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até a suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo, não obstante, a responsabilização cível e criminal pelo ato.

Apesar de necessário, é bem verdade que são poucos os motoristas que conhecem todas as normas do CTB, que é um código bem extenso. Assim, pode ser que você esteja irregular com a lei sem sequer saber, podendo ser penalizado com uma multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo.

Índice mínimo de transparência dos vidros

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 960/22, definiu um índice mínimo de transparência para cada um dos vidros do carro, que deve ser respeitado pelos proprietários e condutores de veículos.

Agora, a regra determina que os vidros do para-brisa, laterais e dianteiros não podem ter menos do que 70% de luz passando por eles, mudando o percentual anterior, que permitia a transmitância luminosa de até 75%.

Mas é possível ter vidros mais escuros, desde que sejam aqueles que não interfiram na visibilidade e dirigibilidade do carro, tendo um índice de transparência de até 28%. O uso de películas refletivas também foi proibido na nova resolução do Contran.

A intenção da resolução é garantir maior segurança no trânsito, através da determinação de um índice de transmitância luminosa que seja capaz de garantir a visibilidade necessária ao motorista, diminuindo, assim, os riscos de acidentes por falta de visão.

Assim sendo, os condutores pegos com vidros mais escuros que o permitido, utilizando películas refletivas, usando Insulfilm com bolhas ou quaisquer outras irregularidades que comprometam a visibilidade serão autuados por infração grave.

Nesses casos, a multa é feita no valor de R$ 195,23, bem como são anotados cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e o veículo fica retido pelo órgão competente pela autuação.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS