Conecte-se conosco

Automobilística

Atenção redobrada! Abastecer com motor ligado pode ser perigoso!

Abastecer o carro com o motor ligado é uma prática comum entre os condutores, mas pode causar sérios prejuízos à mecânica do veículo.

Publicado

em

Parar em um posto de gasolina para abastecer nos dias quentes é sempre um dilema, pois ninguém quer arriscar ficar no calor e desligar o ar-condicionado, mesmo que seja por um curto período. Abastecer o carro com o motor ligado é um tanto polêmico, já que acontece com grande frequência nos postos.

Se o combustível for gasolina ou etanol, o condutor fica tentado a não desligar o carro para manter o ar-condicionado ligado, mas se for GNV, será preciso desligar o veículo e sair do carro, por medidas de segurança. Além dessas, há outras medidas de segurança.

No posto de gasolina, por exemplo, não é permitido fumar ou utilizar cigarros eletrônicos, pois pode acontecer uma explosão. Do mesmo modo, o uso de celular também precisa ser evitado e não permite tanta distração, já que a prática pode ocasionar acidentes ou eletricidade estática.

De todo modo, fica evidente que manter o motor ligado enquanto abastece pode prejudicar a saúde do seu carro e, portanto, vai diminuir a saúde da mecânica. Aqui estão as razões para desligar o veículo – mesmo se estiver muito calor.

O que é recomendado ao abastecer o carro?

O condutor pode manter o carro ligado mesmo se estiver abastecendo, o que mostra que a prática não é totalmente proibida. Em contrapartida, o recomendado é desligar o motor enquanto estiver abastecendo, pois existe um risco de explodir o carro.

Enquanto abastece, os vapores da própria gasolina podem inflamar ao entrar em contato com o tanque, fazendo com que haja uma explosão. Apesar de ser um baixo risco, assim como as medidas de segurança do GNV, o melhor a ser feito é evitar a possibilidade e desligar o motor por apenas alguns minutos.

Outro risco mais comum é ativar a luz para verificar o motor. Uma tecnologia do automóvel faz com que ele consiga diagnosticar se estiver acontecendo um vazamento do vapor da gasolina. Ao abastecer, essa luz pode diagnosticar o vapor da gasolina e acender de forma imediata.

Para não se expor aos possíveis problemas, o indicado a ser feito é aguardar o abastecimento completo do tanque e depois ligar novamente o carro.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS