Educação
Entenda de uma vez por todas quando utilizar ‘em princípio’ e ‘a princípio’!
Todos têm as suas dificuldades, em especial, quando termos são parecidos, mas não se preocupe, vamos te ensinar como os utilizar corretamente.
A língua portuguesa, sem dúvida, é cheia de termos que, muitas vezes, não sabemos utilizar ou utilizamos da forma incorreta. A dúvida surge, em especial, quando os termos são semelhantes. Como, por exemplo, “a princípio” e “em princípio”.
Se você acredita que essas duas expressões querem passar a mesma informação, saiba que isso é incorreto. Nessa matéria, iremos te mostrar o uso correto para ambos na gramática.
Para o seu texto ter sentido e coesão, é fundamental compreender como e quando utilizar cada termo. Sendo assim, é imprescindível ter conhecimento sobre o uso adequado e se o seu objetivo é escrever com qualidade.
Existem dicas para que você não somente aprenda quando empregar tais termos, mas que te auxiliam em momentos de dúvida, melhorando a escrita e a comunicação.
Quando usar ‘em princípio’ e quando usar ‘a princípio’?
Ambos os termos são corretos, no entanto, possuem usos diferentes. Explicaremos ambas as expressões, começando por “a princípio”.
A princípio
Essa expressão se refere ao início de alguma coisa, se assemelhando a expressões como “no começo”, “inicialmente” e “antes de mais nada”. “A princípio” nada mais é que um marcador temporal.
Exemplos de uso:
- “Pensei, a princípio, que você estava sendo sincero comigo”. É o mesmo que dizer “Pensei, de início, que você estava sendo sincero comigo”;
- “A princípio, achava que você era artista”. É o mesmo que dizer “No começo, achava que você era artista”.
Em princípio
Esse termo, por sua vez, transmite a mesma ideia que as expressões “de maneira geral”, “em tese” e “por princípio”. Dessa forma, ao contrário do “a princípio”, que marca o tempo, essa expressão tem como intenção descrever a origem de alguma coisa.
Exemplos de uso:
- Em princípio, posso estudar para esse concurso público diariamente;
- Em princípio, não penso que seja uma boa ideia viajar sem planos.
Dicas
Uma das principais dicas é o uso. Utilize em textos e em redações as expressões. Na maior parte das vezes, optamos por sinônimos. Então, se force a utilizar esses termos para se familiarizar com eles.
Criar fichas nas quais cada termo é descrito é uma ótima maneira de se estudar, principalmente por se tornar uma fácil a consulta. Por fim, vale lembrar que a leitura é uma forma de fixar o conteúdo.

-
Loterias1 dia atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Tecnologia1 dia atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Economia1 dia atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Economia2 dias atrás
Mexeram no VR e no VA! Veja se seu bolso vai sentir o baque
-
Finanças1 dia atrás
Se você ganhou na loteria, parabéns! Agora saiba o que fazer para não perder tudo
-
Mercado de Trabalho18 horas atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Carreira2 dias atrás
Falar bem muda tudo: 5 truques de oratória para conquistar o ouvinte em qualquer situação
-
Economia11 horas atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais