Conecte-se conosco

Agronegócio

É grama ou é amendoim? É GRAMA AMENDOIM! Saiba como plantar

Bastante utilizada na forração, a grama amendoim deixa o seu jardim com um aspecto belíssimo. Confira mais detalhes.

Publicado

em

A grama amendoim, conhecida cientificamente como Arachis Repens, é uma espécie pertencente à família Fabaceae, nativa do Brasil. Também chamada de amendoim-rasteiro, amendoim-forrageiro ou amendonzinho, é amplamente utilizada para cobertura de solo.

Há várias vantagens em escolher a grama amendoim como opção de cultivo. Ela não exige podas regulares, sendo uma ótima escolha para controle de erosão e para manter o solo seguro, especialmente em encostas. Além disso, suas flores amarelas contribuem para a criação de um belo jardim.

Outra característica interessante da grama amendoim é sua capacidade de fixar nitrogênio do solo, mesmo em solos pobres em nutrientes.

Por esse motivo, é amplamente utilizada na prática de adubação verde, uma técnica de cultivo de gramíneas para produção de nitrogênio no solo, que beneficia qualquer tipo de produção agrícola, seja em grandes fazendas ou em pequenos quintais.

Portanto, hoje vamos ensinar os motivos e a maneira correta de cultivar a grama amendoim. Confira as dicas e aproveite os benefícios dessa planta versátil!

Por que cultivar grama amendoim?

Mais do que enfeitar seu jardim com pequenas flores amarelas, a grama-amendoim é uma forragem muito procurada. Isso, porque essa forragem possui diversas vantagens.

Além de economizar tempo, já que não necessita de podas periódicas como os outros tipos de grama, é excelente para combater a erosão e “segurar” o solo, especialmente em terrenos com muitas ladeiras. 

Além disso, essa espécie possui um crescimento muito rápido. Em cerca de três meses você já terá o seu jardim belíssimo e forrado.

Veja os cuidados necessários para um bom plantio

Primeiro, você precisa escolher um local de plantio adequado, pois a grama amendoim é muito sensível e não tolera geadas e pisoteio.

Solo

Precisa ser rico em matéria orgânica e enriquecido antes do plantio. Não se esqueça da drenagem do solo, é importante que não retenha água.

Plantio por semente

O segredo é fazer com que as sementes germinem. Para isso, faça furos espaçados (cerca de 10 cm entre cada furo) e coloque três sementes em cada espaço. Além disso, regue com frequência.

Plantio por mudas

Este método de plantio é fácil de plantar e se espalha mais rápido. Cave buracos com 10 cm de distância e coloque uma muda em cada espaço. Regue regularmente.

Dicas de plantio 

Esta espécie prefere sol pleno, mas tolera sombra parcial. Por ser muito delicada, é importante ter cuidado ao pisoteá-la. Além disso, para melhorar a aparência da grama, é recomendado fazer podas regulares, aparando as bordas do canteiro.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS