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Economia

Qualificar o tamanho da empresa é crucial para chegar ao valuation, dizem especialistas

Qualificar o tamanho da empresa é crucial para chegar ao valuation, dizem especialistas

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Plano de negócios para MEI

Avaliar uma empresa ou encontrar a valoração dela, o chamado valuation, não é tarefa fácil. Qualificar o tamanho da empresa é crucial para chegar nele.

De acordo com os pesquisadores da Fundação Instituto de Administração (FIA), Bruno José Esperança, Mauricio Neves e Rodolfo L. F. Olivo, encontrar o valuation é mais complicado no Brasil porque 98% das empresas são PMEs (Pequena, Micro e Médias), segundo o Sebrae.

“Assim, qualificar o tamanho delas é, por si só, uma controvérsia no Brasil”, disseram, acrescentando que, segundo o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), as empresas brasileiras são classificadas por seus portes.

Valuation

Operador durante sessão da bolsa de valores de São Paulo

Microempresas

As microempresas são as que apresentam faturamento bruto anual menor ou igual a R$ 360 mil. Já as pequenas empresas podem obter faturaramento bruto anual maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões.

As empresas de porte médio podem obter faturamento bruto anual maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões. Já as grandes empresas podem obter faturamento bruto anual maior que R$ 300 milhões.

“Ao contrário do que se pensa, o valuation pode ser conduzido também pelas pequenas e médias empresas, desde que sejam tomados alguns cuidados”, ressaltaram.

Teorias

Segundo eles, a maioria das teorias existentes para estimar um valuation exige cenário desenvolvido, com informações que muitas vezes não foram colhidas ou organizadas pelos respectivos administradores e suas equipes.

“Analisar o balanço e demonstrativos de empresas listadas em bolsa, com contabilidades extremamente profissionais, altamente formalizadas e auditadas com equipes de controle específicas para cada indicador, possibilita avaliar uma empresa de forma mais precisa. No geral, pegam-se estes dados e aplicam-se modelos de cálculo que chegam a diversos entendimentos”, frisaram.

E acrescentaram: “existem diversas técnicas para se encontrar o efetivo valor de uma empresa, sendo que a mais aplicada nas grandes é o fluxo de caixa descontado [FDC]. A metodologia busca encontrar o valor da empresa considerando a capacidade de retorno ao acionista.”

Teoria dos Múltiplos

Há também, disseram, a metodologia dos Múltiplos que permite encontrar o valor de um ativo ou empresa com base em ativos e empresas semelhantes. “Independentemente do método, é fato que as grandes empresas, principalmente as de capital aberto listadas em bolsa, têm informações muito mais acessíveis e organizadas”, destacaram.

Isso não quer dizer, porém, que companhias de pequeno e médio porte não possam se organizar para este fim. Há sempre a incerteza de quanto vale um negócio, por envolver emoção e razão. “É preciso ter em mente que o valor de uma empresa está relacionado ao conjunto de tudo o que ela oferece, indo além do preço da mercadoria e chegando a maneira como o cliente a percebe, conforme os conceitos de Philip Kotler, na área de produtos e serviços”, citaram.

Contadores

Nesse contexto, é importante que as empresas busquem se aproximar de seus contadores para produzirem uma análise gerencial do seu negócio, extrapolando quaisquer razões emocionais. “Com números reais, como as demonstrações de resultados [DRE], de fluxo de caixa e de balanço patrimonial, abre-se um leque de oportunidades. Ao saber periodicamente qual o resultado do negócio, que pode ser reinvestido na empresa ou usado em benefício do empresário, encontra-se a base para o valuation.”

Conforme eles, o valuation deve ser ajustado, positivamente ou negativamente, por ativos, contas a receber ou dívidas bancárias ou com fornecedores. “Esses dados são essenciais para a tomada de decisão.”

Métodos

Como já mencionado pelos especialistas, o FDC é a técnica mais popular do mercado por apresentar resultados mais precisos. “Em alguns casos, o modelo é suplementado por técnicas adicionais, como a avaliação de Múltiplos de mercado, visando oferecer um comparativo com empresas que atuam no mesmo segmento. Esses múltiplos podem ser de Vendas/Faturamento, de EBITDA, de Lucro, de Patrimônio, entre outros”, frisaram.

“Ao dividir o valor de venda pelo faturamento, chega-se a um múltiplo. No caso de uma empresa que faturou R$ 800 mil no ano e foi vendida por R$ 4 milhões, o múltiplo seria 5. Se outras companhias semelhantes [porte, segmento, atuação] tiverem múltiplos semelhantes, é possível admitir que o mercado considera este valor para negócios nesta área”, exemplificaram.

Primeiro passo

Segundo eles, o primeiro passo para obter o valuation de empresas consideradas Pequenas ou Médias é estar com a formalização em dia e ter, de forma organizada, os dados contábeis em mãos.

“Nesse cenário, independentemente do modelo escolhido, será possível chegar a um valuation, inclusive para empresas pequenas e médias. Caso contrário, o caminho deve ser: organize as contas, compreenda os números do negócio, aproxime-se dos contadores para entender, de fato, a empresa”, ressaltaram.

Segundo passo

O segundo passo é compreender a realidade do segmento. Se for uma franquia, basta observar negócios semelhantes ao seu. Em outros, é fundamental estar atento a companhias similares para identificar os seus múltiplos.

“Atualmente é possível realizar várias consultas em fontes de dados gratuitas governamentais ou contratar serviços para uma melhor compreensão”, disseram.

Além de pesquisadores, Bruno José Esperança é diretor geral do Grupo Esal, que comanda, entre outras, a Esalflores, maior rede de floriculturas do Brasil, Mauricio Neves é especialista em fusões, aquisições e infraestrutura, e Rodolfo L. F. Olivo é PhD em administração pela FEA-USP e atua como professor da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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