Bancos
Inscrições abertas! Atenção, Banco do Brasil libera financiamento de startups
Página do programa de investimento aceita candidaturas somente até o final deste mês. Veja a data exata e mais detalhes sobre a iniciativa
Essa notícia é boa para quem vive entre as tentativas, erros, acertos e tensões do mercado de startups. O Banco do Brasil anunciou a abertura de inscrições para o financiamento dessas empresas.
Por meio do programa de corporate venture, a instituição informou que o Startup Scouting já está com a página liberada para os interessados se candidatarem e terem acesso ao financiamento.
O prazo dessa iniciativa, no entanto, está apertado e só dura até o dia 26 de maio. Quem desejar se inscrever, basta acessar o site. Todo o processo será feito eletronicamente.
Funcionamento
Para entender como o investimento funcionará, é preciso saber, de antemão, que o aporte minoritário dado às empresas será convertido em participação em ações.
Eles serão gerados de duas fontes, basicamente:
- BB Ventures, que é gerido pela MSW Capital;
- BB Impacto ASG, que é gerido pela Vox Capital.
As empresas inscritas que passarem na seleção deverão apresentar um pitch para os investidores, em junho deste ano. Quem conseguir passar por mais essa etapa, já estará apta a receber os aportes financeiros.
Programa
Essa iniciativa de venture capital do Banco do Brasil foi implantada há pouco mais de um ano e já conseguiu beneficiar cinco startups brasileiras.
São elas:
- Bitfy – oferece soluções de infraestrutura de criptomoedas;
- Aprova Digital – plataforma que digitaliza serviços públicos e oferece serviços digitais aos cidadãos. Objetivo é otimizar processos administrativos de prefeituras, autarquias e secretarias;
- Yours Bank – oferece educação financeira para crianças e jovens;
- Payfy – opera na gestão e conciliação de despesas corporativas e é integrável com sistemas contábeis de empresas;
- Pegaleve – sistema de pagamento digital para o comércio on-line. Oferece crédito por meio de parcelamento das compras e pagamentos via Pix.
Sobre as investidoras parceiras
As informações sobre o programa de financiamento foram divulgadas em um comunicado enviado pelo Banco do Brasil à imprensa.
Em relação às gestoras parcerias que atuarão no investimento, seguem alguns detalhes informados:
MSW Capital
A MSW é uma gestora de venture capital que atua com foco nos estágios seed e Série A. Ela é especializada em atuar em parceria com corporações que tenham interesse em iniciar ou fortalecer programas de inovação corporativa.
Ela foi a primeira gestora de venture capital a se especializar nesse nicho, olhando para empresas como parceiras de negócios das startups, viabilizando e potencializando a geração de valor para ambos.
Vox Capital
Fundada em 2009, a VOX Capital é a primeira e principal gestora de investimentos de impacto do Brasil. A empresa desenvolve soluções financeiras, visando abundância, equidade e transformações socioambientais positivas.
Além disso, ela atua para democratizar o acesso a investimentos de impacto a todo tipo de investidor – do profissional ao varejo.
Desde sua fundação, a VOX Capital já investiu mais de R$ 700 milhões e é reconhecida globalmente no ecossistema de investimentos pela Impact Assets 50 e B Lab, além de ter fundos entre os mais rentáveis do mundo, segundo o PitchBook.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025