Conecte-se conosco

Automobilística

Ministério de Minas e Energia ignora regulamentação e aprova combustível prejudicial aos motores

O aumento do biodiesel tem causado revolta entre autoridades do governo e consumidores. Isso porque a quantidade foi de 10% para 12%.

Publicado

em

O Ministério de Minas e Energia permitiu a venda do óleo diesel com conteúdo de biodiesel a partir do dia primeiro de abril. No entanto, houve um aumento de 10% para 12% (diesel B12). A aprovação causou revolta, pois não foram realizados testes antes de ser autorizado.

Os fabricantes de biodiesel pressionaram o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com a banca ruralista do congresso, até eles publicarem uma resolução no final do mês de março.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) divulgou as novas regras referentes ao diesel B12 apenas no dia quatro de abril. Sendo assim, as exigências entrarão em atividade somente a partir de quatro de julho.

Os problemas relacionados ao diesel B12

O diesel B12 é um tipo de combustível maléfico para os motores, isso já até foi comprovado por especialistas. Um dos principais motivos, de não ser indicado, é porque causa entupimento nos motores. No entanto, os problemas vão além.

Isso porque ele tem uma baixa estabilidade, absorve muita umidade e deixa o fundo do taque borrado. Ele também é responsável por causar um excesso de gases poluentes no meio ambiente. Sendo assim, quem sofre são as pessoas e o planeta terra.

Aumento do biodiesel no ano de 2021

No ano de 2021, o diesel aumentou em 13% de biodiesel. A consequência do aumento foi tão grande que inúmeros veículos que usavam o óleo tiveram seus motores completamente travados e entupidos. Depois do ocorrido o diesel B10 voltou a venda por não causar problemas agravantes.

Saiba que a quantidade acima de 10% não é aprovada por diversas entidades, como: o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

É possível que até o ano de 2026, a quantidade chegue a 15% do diesel B12. Uma quantidade preocupante que poderá causar ainda mais problemas nos veículos. Tudo devido à provação do teor elevado neste momento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS