Conecte-se conosco

Mundo

Tesouro histórico: Museu na Alemanha guarda o vinho mais antigo do mundo

Conheça a história do vinho mais antigo do mundo considerado uma relíquia para admiradores e colecionadores.

Publicado

em

vinho

O vinho tem uma longa história que acompanha a humanidade há mais de 8 mil anos. Ele foi uma das primeiras bebidas alcoólicas produzidas pelo homem e desempenhou um papel importante em muitas culturas antigas, desde o Antigo Egito até Grécia e Roma.

Até hoje, segue sendo uma das bebidas preferidas de milhões de pessoas em todo o mundo. Ao longo dos séculos, o vinho foi associado à religião, medicina e arte, e tornou-se um item valioso de comércio. Hoje, o vinho é apreciado em todo o mundo por sua variedade de sabores, aromas e texturas, além de sua conexão com a história e cultura.

Com uma vasta relevância na história da humanidade, o Museu Histórico do Palatinado em Speyer, localizado na Alemanha, detém a garrafa de vinho mais antiga do mundo, datada por cerca de 1690 anos de existência. Essa é uma verdadeira relíquia para os admiradores da bebida e da história.

O vinho foi nomeado de Römische Wein von Speyer ou Vinho Speyer. Esse vinho é um tesouro histórico e representa uma parte importante da cultura e tradição vinícola da região de Speyer e da Alemanha como um todo.

A antiga bebida foi encontrada dentro de uma sepultura romana em 1867. Dentro do sarcófago havia 16 unidades, mas apenas uma se manteve intacta ao logo dos anos, segundo o portal Gizmodo.

Foto: Divulgação / Carola Raddato

Os amantes de vinho conhecem a lenda de que, quanto mais velho, melhor ele é. Mas, neste caso, a especialista em vinhos, Monkia Christmann revela que, mesmo que o o Römische Wein von Speyer não esteja estragado, o seu sabor não seria agradável.

Microbiologicamente, provavelmente não está estragado, mas em termos de sabor não agradaria mais a ninguém“, disse a especialista à revista Bild, em 2011.

Essa velha garrafa segue lacrada, pois, caso fosse aberta, o ar poderia prejudicar a composição do líquido. Depois de longos anos de sua produção, a bebida não tem mais propriedades alcoólicas, ou seja, se tornou apenas suco de uva.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS