Conecte-se conosco

Economia

A lista que preocupa: conheça os estados com mais dívidas e inadimplentes do Brasil

O Serasa fez um levantamento que aponta os estados brasileiros com mais devedores. Veja a lista e os principais motivos!

Publicado

em

A inadimplência no Brasil é um problema que atinge milhões de pessoas e possui diversos motivos. Entre os principais deles, temos o desemprego, o descontrole financeiro e a redução da renda, apenas para citar alguns.

Esses fatores acabam dificultando o pagamento das contas em dia, o que faz surgir o popular efeito bola de neve, já que os juros acabam tornando ainda mais difícil arcar com os custos, acarretando multas e restrições no crédito.

Assim, a inadimplência prejudica não apenas a vida financeira dos consumidores, mas também a própria economia do país, já que reduz o consumo e, consequentemente, o investimento. Inclusive, o Brasil bateu o próprio recorde de devedores.

Quais estados brasileiros têm mais devedores?

De acordo com dados divulgados pela Serasa, nunca tantos brasileiros (especificamente, adultos) estiveram inadimplentes, desde 2016, quando a série de pesquisas iniciou-se. No último mês de março, 43,43% da população maior de idade tinha dívidas em aberto.

O resultado é ainda pior do que o de março de 2020, momentos antes da pandemia chegar com todo o seu potencial avassalador no Brasil. Três anos atrás, a parcela de inadimplentes maiores de idade era de 41,20%.

Inclusive, o responsável pelo levantamento, Luiz Rabi, informa que os estados com maior relação ao setor de indústria, serviços ou centros urbanos muito populosos são onde estão a maior quantidade de caloteiros.

Abaixo, confira a lista dos estados mais inadimplentes do país atualmente, com base no mês de fevereiro, bem como a porcentagem da população que se encontra com dificuldades para terem seus débitos devidamente pagos:

  1. Rio de Janeiro: 52,69%;
  2. Amazonas: 52,67%;
  3. Amapá: 52,41%;
  4. Distrito Federal: 51%;
  5. Mato Grosso: 50,43%;
  6. Mato Grosso do Sul: 47,83%;
  7. Roraima: 47,52%;
  8. Tocantins: 45,49%;
  9. Acre: 45,07%;
  10. São Paulo: 44,87%.

Mesmo sendo um assunto já amplamente debatido e parecendo, até mesmo, defasado, os motivos para a inadimplência no Brasil ainda seguem sendo os mesmos, pelo menos conforme o economista-chefe da Serasa, que disse o seguinte:

A inflação e os juros altos são os principais fatores que explicam o atual cenário. Além da sazonalidade desfavorável de fevereiro, que vem acompanhado de despesas típicas de início de ano, como IPVA, IPTU, reajuste das mensalidades e outros”, explicou Luiz Rabi.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS