Economia
Ministério do Turismo e BNDES facilitam financiamento para empresas do segmento turístico
Modificações no Fundo Geral do Turismo (Fungetur) permitem operações com garantia do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC).
A partir de agora, as empresas do segmento turístico podem conseguir financiamentos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) com as garantias do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC), operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma norma do Ministério do Turismo (MTur) trocou o INPC pela taxa Selic como índice de atualização das operações do Fungetur. Essa mudança para uma taxa de mercado permitiu que as garantias do PEAC possam ser utilizadas nesses financiamentos.
Ciro Magalhães, gerente do Departamento de Produtos de Garantia do BNDES, declarou em reunião realizada na terça-feira, 6: “A alteração no indexador promovida pelo Ministério do Turismo é bastante oportuna, pois permite a combinação da garantia do PEAC com as linhas do Fungetur”.
“A sinergia entre uma linha de crédito formatada especialmente para o setor de turismo, aliada à assertividade que o PEAC tem obtido no restabelecimento do acesso a crédito para pequenas e médias empresas, tem grande potencial de fortalecimento do setor neste momento tão delicado”, completou o diretor.
O PEAC garante 80% de cada operação. Logo, o programa dá mais segurança às instituições financeiras e colabora para tornar o crédito mais acessível. Dessa forma, os prestadores de serviço inscritos no Cadastur – cadastro de pessoas físicas e jurídicas que trabalham no setor turístico – vão ter mais facilidade para acessar às linhas do Fungetur, que conta com R$ 5 bilhões para apoiar o setor. Esse recurso pode ser aplicado em capital de giro, projetos e na aquisição de máquinas e equipamentos.
O programa PEAC foi criado com objetivo de facilitar o crédito para médias e pequenas empresas, associações, fundações privadas e cooperativas, exceto as de crédito.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças18 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Finanças11 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política16 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Economia2 dias atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar