Conecte-se conosco

Economia

Atualize seu RG: Prazo final do novo modelo se aproxima!

Entenda como funcionará a atualização do antigo RG para o novo e até quando os cidadãos brasileiros deverão atualizar o documento.

Publicado

em

Inúmeras pessoas ainda não possuem conhecimento disso, mas desde o final de 2020 existe um novo modelo de RG em vigor. Sendo assim, a maioria dos cidadãos brasileiros deverá atualizar a carteira de identidade até o dia 6 de novembro de 2023.

A partir da data estabelecida, os órgãos responsáveis pela emissão de documentos de identidade estarão sujeitos à adoção dos critérios estabelecidos pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), em conformidade com as diretrizes do recente decreto federal que introduziu esse novo documento.

Saiba como funcionará a transição do modelo antigo para o novo

A iniciativa visa fortalecer a segurança e a eficiência na identificação de indivíduos em todas as regiões do Brasil. Porém, o formato que todos já estão habituados será válido até o dia 28 de fevereiro do ano de 2032. Pessoas acima de 60 anos poderão optar por mudar ou não o documento.

Uma outra novidade é que a Carteira de Identidade Nacional também tem um formato totalmente digital, podendo ser consultada direto pelo aplicativo gov.br.

A nova modalidade possibilita um acesso rápido ao documento de maneira ágil e conveniente por qualquer indivíduo que possua um bom celular.

Segurança em primeiro lugar

Existem algumas diferenças entre o antigo RG e a CIN. A Carteira de Identidade Nacional possui fortes barreiras de segurança que garantem a privacidade do usuário. O QR Code embutido é seguro e a leitura é totalmente automatizada.

Essas funcionalidades viabilizam a verificação do documento de maneira simples e segura para as Forças de Segurança Pública, bem como para os estabelecimentos públicos e privados. Deste modo, será muito mais prático identificar as pessoas através do novo modelo adotado do documento.

É importante dizer que a CIN não substitui o passaporte em casos de viagens, mas o documento segue os mesmos padrões internacionais e contém o código MRZ. Semelhante ao passaporte, esse código possibilita a entrada nos países membros do Mercosul.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS