Agronegócio
Orquídeas: novas variedades da flor são desenvolvidas por universidade brasileira
Você gosta de orquídeas? Então vai gostar de saber que uma universidade brasileira está desenvolvendo novas variedades da flor.
As orquídeas são plantas amadas por muitos brasileiros. Além de uma beleza exótica, a flor conta também com uma grande diversidade de formas, cores e aromas.
Mas, você sabia que existem mais de 30 mil espécies de orquídeas no mundo? E que muitas delas são resultados de pesquisas científicas? Só no Brasil, são mais de 2.500 tipos de orquídeas.
Universidade brasileira está desenvolvendo mais tipos de orquídeas
O Laboratório de Fisiologia Vegetal e Cultura de Tecidos que fica no campus da cidade de Araras (SP), da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) estuda a fundo o universo das orquídeas desde 2017 e, dentre tantas descobertas, está a de novos tipos da planta.
O núcleo de estudos conta com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e, com os passar dos anos, evolui no campo estudado.
Conforme o docente do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal, Jean Carlos Cardoso, sobre os avanços envolvendo orquídeas:
“Nosso trabalho vai além da ornamentação; tem como objetivo a obtenção de cultivares de rápido desenvolvimento e mais precoces para floração, além do porte compacto, uma tendência de mercado atual.“
O especialista ainda ressalta as dificuldades enfrentadas na importação de orquídeas vindas do exterior e enfatiza a importância do avanço nos estudos de novos tipos da planta nascidos no Brasil.
“[…] o avanço do setor nacional traz vários benefícios, como vantagens econômicas e desenvolvimento de variedades mais adaptadas às condições de cultivo daqui“, finaliza Cardoso.
Dezenas de cruzamentos da planta são testados
A descoberta de novas variedades nacionais leva tempo e exige muito estudo e testes. Só no campus mencionado, foram semeados aproximadamente 90 cruzamentos só no ano de 2019. Nos anos seguintes, os testes ultrapassaram 100 cruzamentos da planta.
Nas vezes em que o sucesso é obtido, a descoberta ganha as floriculturas do país. “Após a seleção das melhores plantas, iniciamos o trabalho de clonagem em laboratório, para avaliar sua estabilidade e poder disponibilizar aos produtores a quantidade de mudas necessária para a escala comercial”, conta o docente.

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia22 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia20 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR