Agronegócio
Girassol: saiba tudo sobre essa flor incrível e aprenda a cultivá-la em casa
Você já sonhou em cultivar seus próprios girassóis? É possível! Confira o guia completo de como cuidar da planta.
Uma flor surpreendente, que encanta por sua beleza e simbolismo: estamos falando do girassol. Ele representa a alegria, a admiração e a vitalidade. Além disso, tem diversas utilidades, como a produção de óleo, sementes e mel.
Você sabia que é possível cultivar essa linda flor em casa? Continue a leitura para descobrir todos os detalhes sobre o girassol e como cuidar dele no seu jardim ou vaso.
Como cultivar girassóis em casa?
Imagem: ChocoPie / Shutterstock
O girassol é uma planta originária da América do Norte e Central e pertence à família das Asteraceae. Ele pode atingir até 3 metros de altura e tem um ciclo de vida anual.
Seu nome científico é Helianthus annuus, que significa “flor do sol”. Isso porque ele consegue se orientar em direção ao sol, acompanhando o seu movimento ao longo de todo o dia.
A planta possui uma flor composta por várias flores menores, que formam um disco central amarelo ou marrom, rodeado por pétalas amarelas, laranjas ou vermelhas. As flores centrais são as responsáveis pela produção de sementes, que podem ser consumidas tanto pelos humanos quanto pelos animais.
As sementes de girassol são ricas em proteínas, minerais, vitaminas e fibras e podem ser torradas, salgadas ou caramelizadas, ou usadas para fazer óleo, farinha ou leite vegetal, ou seja, são muito versáteis.
Quer ter um girassol em casa? Trata-se de uma planta fácil de cultivar que se adapta bem aos diferentes climas e solos. Você pode plantá-lo diretamente no jardim ou em um vaso grande, desde que ele receba bastante luz solar direta.
O ideal é plantar suas sementes no início da primavera ou do verão, quando as temperaturas são mais altas. O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.
Guarde as sementes dos seus girassóis
O girassol leva cerca de 3 meses para florescer e cada flor dura cerca de 15 dias. Depois que as flores murcham, você pode colher as sementes para consumir da maneira que preferir ou guardá-las para plantar novamente.
Para recolher as sementes, corte a cabeça do girassol e deixe-a secar ao sol por alguns dias. Depois, retire as sementes com as mãos ou com uma colher e guarde-as em um recipiente fechado em local arejado e seco.

-
Tecnologia1 dia atrás
Saíram de moda: 6 apps que se tornaram obsoletos no Brasil
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Entrevistas de emprego: 4 mentiras muito comuns mas que você deve evitar
-
Tecnologia22 horas atrás
Nokia aposta na simplicidade e retorna ao mercado de celulares
-
Artigos2 dias atrás
3 dicas valiosas para criar um escritório produtivo e elegante em casa
-
Tecnologia14 horas atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Finanças1 dia atrás
Não consegue guardar dinheiro? Conheça 10 estratégias eficazes para poupar
-
Criptomoedas19 horas atrás
Quer investir em bitcoin? Veja como começar do jeito certo
-
Empresas10 horas atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?