Política
Mães valorizadas: Projeto de lei reconhece tempo com filhos na aposentadoria!
Um projeto de lei de autoria de parlamentar do PCdoB deseja que as mães utilizem o tempo destinado a cuidar dos filhos na contagem da aposentadoria.
Criar filhos não é uma tarefa fácil para os pais, mas sabemos que, na maior parte das vezes, a carga mais pesada fica com as mães, ainda mais considerando que o Brasil é o país com um dos maiores índices de abandono paterno do mundo.
De acordo com um levantamento realizado em 2022 pelo Portal da Transparência do Registro Civil, cerca de 100 mil crianças foram registradas sem o nome do pai, somente naquele ano.
E, em reconhecimento à importância que as mães têm na formação de um ser humano, o Governo Federal propôs o Projeto de Lei (PL) nº 2647/2021, para que o tempo dedicado a cuidar dos filhos também seja contado para efeitos de aposentadoria.
Entendendo a proposta
O texto atualmente já foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e agora parte para mais uma etapa no caminho para eventualmente se tornar lei em definitivo.
A proposta procura garantir a valorização do trabalho materno, mas o projeto ainda precisa ser apreciado por mais algumas autoridades antes de ser finalmente votado.
Ele também determina que as mulheres que possuam um tempo de mais de 12 meses de contribuição para a Previdência Social vão poder anexar 2 anos adicionais para a criança nascida ou adotada, desde que a adoção seja de um menor.
Outro item que merece atenção é a contagem da licença-maternidade como tempo de contribuição tributária, mas sendo utilizado somente para efeito de aposentadoria e nada mais.
A autora do projeto é a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que salienta que uma lei como essa é necessária. Afinal, há diversas mães de família com idade para se aposentar, mas que não conseguem devido ao tempo de serviço requerido.
Quanto aos recursos necessários para sustentar a nova lei, o texto pretende que eles venham de créditos extraordinários existentes no orçamento da seguridade social. Assim, as mulheres/mães poderão gozar da proteção social que tanto merecem.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025