Conecte-se conosco

Automobilística

Etanol X gasolina: Escolha a melhor opção para seu carro!

Gasolina ou etanol? Ambos combustíveis dividem opiniões de motoristas e mecânicos, então venha descobrir os prós e contras de cada opção.

Publicado

em

Essa pergunta martela na cabeça de muitos motoristas brasileiros, e desde que a Petrobras anunciou que irá extinguir a política de paridade internacional sobre os combustíveis, houve uma redução de R$ 0,40 no preço da gasolina em nosso país.

Assim, tal barateamento volta a trazer à tona esta dúvida: Afinal de contas, é mais vantajoso utilizar o etanol ou a gasolina? Aqui, nós vamos te ajudar com essa decisão, então continue conosco e confira mais informações, a seguir.

Como saber qual é a melhor opção para o seu veículo?

O portal de notícias R7 se uniu ao Educando Seu Bolso para criar uma ferramenta que possibilita ao cidadão saber quando o etanol está mais barato em relação ao combustível convencional.

Trata-se de um simulador que pode ser utilizado por qualquer um, bastando para isso que a pessoa preencha os campos correspondentes com dados como: o valor do litro da gasolina, o quanto o automóvel consome e o preço do etanol também junto do seu consumo.

Com essas informações, o mecanismo faz os cálculos, podendo, assim, determinar o que será mais vantajoso para você usar, lembrando que cada modelo de carro possui um consumo diferente, portanto, os resultados podem ser distintos, dependendo do seu veículo.

Apesar dessas duas opções serem as mais populares atualmente, ambas possuem características e origens diferentes, você consegue imaginar quais são?

A gasolina trata-se de um combustível fóssil derivado do petróleo. Ela tem bastante força calorífica e, portanto, pode proporcionar mais eficiência e energia para uma máquina.

Além do mais, a gasolina conta com mais estabilidade do que o seu colega etanol, podendo ficar armazenada por mais tempo sem se estragar completamente. Porém, essa alternativa não é renovável, e a sua queima pode causar sérios danos ambientais.

Já o etanol é um biocombustível, sendo atualmente produzido por meio de insumos vegetais, como o milho e a cana-de-açúcar. Por isso, ele é considerado uma opção sustentável, principalmente quando já sabemos que um dia o petróleo irá acabar.

E por contar com uma octanagem maior, isso resulta em um melhor desempenho do motor, principalmente quando está em altas rotações, mas o seu poder calorífico ainda é menor do que o da sua concorrente.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS