Conecte-se conosco

Bancos

Prévia do PMI: Atividade de EUA e Europa em sentidos opostos, diz Genial

Trata-se da leitura preliminar do Índice Gerentes de Compras.

Publicado

em

A leitura preliminar do Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto dos EUA para maio apontou para ganho de força da expansão da atividade econômica, com o indicador indo de 53,4 para 54,5 pontos. A análise é da Genial Investimentos.

De acordo com a corretora, o valor surpreendeu positivamente o mercado, que projetava queda para 51,7 pontos. Para compor o resultado, o PMI do setor de serviços teve novo avanço, indo de 53,6 para 55,1 pontos, maior patamar em treze meses, embalado pela extensão do aumento da demanda no pós-pandemia, especialmente beneficiado por viagens e lazer.

Também disse que, em contrapartida, houve retorno a patamar de retração do setor industrial, com o PMI passando de 50,2 para 48,5 pontos. Os fabricantes seguem sendo penalizados pela mudança do perfil de consumo da população, o que se reflete em menor demanda e mais estoques.

Prévia do PMI

Do outro lado do Atlântico, há uma dinâmica diferente, elencou. Ambos os setores colaboraram para a queda do PMI composto na Zona do Euro.

O indicador caiu de 54,1 para 53,3 pontos em maio, o nível mais baixo em três meses e menor que o consenso de mercado.

O setor de serviços apontou queda de 56,2 para 55,9 pontos, ainda que fosse esperada uma queda maior (para 55,7 pontos).

Já para o setor industrial o recuo foi de 45,8 para 44,6 pontos na mesma comparação, o menor nível em 36 meses.

Nesse caso houve uma grande decepção, uma vez que era esperado aumento para 46 pontos. Assim, com uma tendência semelhante aos EUA, o setor manufatureiro se coloca como um desafio ao ímpeto da economia como um todo, sendo que os serviços já demonstram maior perda de fôlego.

Com os preços ainda subindo acentuadamente e as famílias endividadas tendo que pagar custos de empréstimos mais altos, o crescimento geral da demanda diminuiu acentuadamente.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS