Conecte-se conosco

Curiosidades

Rugidos silenciados: conheça as 4 espécies de leões que foram extintas da Terra

Reis da selva que perdemos: descubra quais são as 4 espécies de leões que desapareceram da natureza. É surpreendente!

Publicado

em

No coração das savanas e florestas antigas, os rugidos dos leões ecoavam, anunciando a presença de poderosos predadores. No entanto, à medida que o tempo passa, somos confrontados com a triste realidade de que algumas espécies de leões não conseguiram escapar da extinção, deixando apenas vestígios e memórias de sua grandeza.

Continue a leitura para conhecer 4 diferentes espécies desse imponente animal considerado o rei da selva que foram extintas com o passar dos anos. Você vai se surpreender!

4 espécies de leões que foram extintos da natureza

Leão-das-cavernas (Panthera leo spelaea)

Imagem: Elena Dialectic / Shutterstock

O leão-das-cavernas (panthera leo spelaea) reinou nas vastas estepes geladas da Eurásia durante a Era do Gelo. Com sua pelagem densa e musculosa, essa espécie adaptou-se habilmente às condições climáticas extremas.

No entanto, com a diminuição das presas e o desaparecimento do habitat glacial, o leão-das-cavernas encontrou seu triste destino, extinguindo-se há aproximadamente 10 mil anos.

Leão-do-cabo (Panthera leo melanochaita)

Imagem: Wirestock Creators / Shutterstock

Nas vastas planícies e savanas da África do Sul, o leão-do-cabo (panthera leo melanochaita) dominava. Caracterizado por sua juba escura e majestosa, essa espécie possuía uma presença imponente.

Porém, a caça indiscriminada e a destruição do seu habitat levaram à extinção do leão-do-cabo no século XIX. Sua ausência deixou um vazio na rica tapeçaria da vida selvagem africana.

Leão-de-atlas (Panthera leo leo)

Imagem: Dennis W Donohue / Shutterstock

O leão-de-atlas (panthera leo leo), vagava pelas densas florestas e montanhas do norte da África, incluindo a Cordilheira do Atlas. Essa espécie singular se destacava por sua juba espessa e escura, adaptada para enfrentar as intempéries das regiões montanhosas.

Devido à caça desenfreada, a perda de habitat e os conflitos com os seres humanos, o impressionante e majestoso leão-de-atlas foi extinto do planeta no início do século XX.

Leão-persa (Panthera leo persica)

Imagem: Popova Valeriya / Shutterstock

O último da lista é o leão-persa panthera leo persica), também conhecido como leão-asiático. Antigamente, ele percorria as vastas terras do Oriente Médio e partes da Índia, simbolizando força e poder em muitas culturas antigas.

No entanto, também graças à caça excessiva, a destruição do seu habitat e as interferências humanas, essa espécie foi condenada ao desaparecimento no início do século XX.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS