Conecte-se conosco

Agronegócio

Nova cannabis? Planta sul-africana produz compostos químicos semelhantes

Entenda por que a Helichrysum umbracurligerum está sendo vista como uma espécie de nova cannabis e como ela pode ser usada na medicina.

Publicado

em

Você já ouviu falar da planta sul-africana Helichrysum umbraculigerum? Ela também é conhecida popularmente como guarda-chuva lanoso, por causa de sua aparência fofa e arredondada. Mas se engana quem pensa que ela é inocente como aparenta: ela pode ter efeitos psicoativos semelhantes aos da cannabis.

Imagem: Divulgação / Sagit Meir

Isso porque ela contém uma substância chamada cannabigerol (CBG), que é um dos mesmos canabinoides presentes na planta da maconha. O CBG é visto como um precursor de outros canabinoides mais conhecidos, como o THC e o CBD, que são os responsáveis pelos efeitos recreativos e medicinais da droga.

No entanto, essa planta sul-africana pode ser mais uma aliada na medicina, já que o principal diferenciador do CBG dos demais canabinoides é o fato de que ele não é psicoativo por si só, ou seja, ele sozinho não é capaz de causar alterações na percepção ou no humor.

No entanto, ao interagir com outros compostos químicos no cérebro, ele é capaz de potencializar seus efeitos. Por isso, alguns pesquisadores acreditam que o CBG pode trazer benefícios terapêuticos para condições variadas, como inflamações, dor, depressão, ansiedade, epilepsia e até câncer.

Desse modo, ao contrário dos demais medicamentos com base em canabinoides como o THC e o CBD, possíveis soluções com o CBG podem proporcionar melhora nas condições clínicas, mas sem os efeitos psicoativos presentes nos demais.

Outro benefício em relação à tradicional planta da cannabis é o cultivo. A planta da maconha necessita de práticas de cultivo intensivas, com alto custo ambiental e econômico, enquanto o guarda-chuva lanoso é uma planta perene, com crescimento rápido e possivelmente viável comercialmente para a produção de medicamentos.

No entanto, ainda é uma descoberta bastante recente, de modo que é preciso cautela antes de maiores avanços, como a produção em massa da planta. Existem dúvidas em relação à verdadeira segurança do consumo e à legalidade ou ilegalidade da planta e quais os reais efeitos no organismo humano.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS