Automobilística
Correia dentada, a peça que pode causar um prejuízo enorme para o bolso dos motoristas
A correia dentada é uma peça essencial para o bom funcionamento de um motor, e a sua quebra pode causar danos extremamente caros em um automóvel.
Existem aquelas peças de motor que podem causar bastante estrago, caso não recebam a manutenção devida ou não sejam trocadas no tempo certo. Acredite: com a manutenção preventiva, a maioria dos consertos automobilísticos pode ser evitada.
Dependendo do modelo do veículo, alguns itens podem ser bastante caros, então é importante estar sempre atento, ainda mais se você usa o carro com bastante frequência.
A correia dentada é um elemento muito importante e por sorte costuma ser barata na maioria dos lugares. Porém, o grande problema é que os danos causados pelo seu mau funcionamento podem chegar na casa dos milhares de reais.
Salgado não? Mas, calma, não precisa ficar nervoso, pois vamos te contar tudo o que você precisa saber para não ser pego de surpresa.
O que são as correias dentadas e quando saber a hora de trocar?
Uma correia dentada nada mais é do que uma peça de manutenção. O seu desgaste e consequente falha dependerá muito do tempo de uso do automóvel e das condições do motor.
Geralmente, no manual do proprietário, sim, aquele item que a maioria dos motoristas não lê, constam as especificações de cada item e o período recomendado para a troca.
Agora, se você nem imagina qual possa ser a aparência de uma correia dentada, a gente também te mostra. Veja:
Crédito: ERIK Miheyeu / Shutterstock
Essa peça trata-se de uma grande correia que possui pequenos “dentes” que se fixam a outro compartimento no veículo. É algo relativamente simples, mas que faz toda a diferença para o bom funcionamento do maquinário.
Como foi dito antes, por sorte, esse objeto costuma ser relativamente barato nas lojas especializadas, mas caso se quebrem enquanto o carro está em movimento, daí sim pode causar prejuízos enormes para o bolso do proprietário.
Quando uma correia dentada quebra, os eixos de comando de válvulas param o seu giro, mas o virabrequim ainda continua a se mexer por alguns segundos. Com isso, os pistões podem bater em qualquer válvula aberta e, assim, danificar o motor.
Agora, se você possui o conhecimento e os equipamentos para realizar a manutenção ou troca da sua corrente em casa, é importante lembrar de sempre consultar o manual de reparos.
Ele difere do exemplar de proprietário do qual falamos logo no início do texto, possuindo as orientações necessárias para que você retire mais facilmente a tampa de proteção do item, sem prejudicar outros componentes.
Esses livretos explicativos geralmente acompanham o automóvel quando ele é adquirido, mas na falta disso, você pode comprar o seu em qualquer loja de reparos automotivos.

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