Ações, Units e ETF's
Eneva (ENEV3) inicia operação comercial do Complexo Solar Futura 1
A companhia é uma empresa brasileira integrada de energia.
A Eneva (ENEV3) iniciou a operação comercial do Complexo Solar Futura 1, conforme fato relevante encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, a companhia recebeu autorização por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como visto no Diário Oficial da União (DOU).
Também traz que o empreendimento se localiza no Município de Juazeiro, no Estado da Bahia, é composto pelas UFVs Futura 1 a 22, e conta com 692,4 MWac de capacidade instalada e é considerado um dos maiores parques solares do Brasil.
“A entrada em operação comercial do complexo eleva em 8% a capacidade total de geração solar centralizada na matriz elétrica brasileira. A companhia já havia concluído a energização de todas UFVs em 11 de maio, sendo remunerada pela energia gerada ao longo deste período”, disse.
E frisou: “a entrega do projeto representa um marco para a companhia, que agora conta com uma base de ativos renováveis e com uma maior presença no mercado livre de energia.”
Eneva (ENEV3): projetos ligados a startups
Levantamento do Valor Econômico informa que a empresa pretende investir R$ 30 milhões em 2023 para financiar projetos de startups ligados às áreas de economia de carbono, digitalização e aumento da eficiência, soluções de comercialização e monetização de gás e energia e novas fontes de energia e armazenamento.
De acordo com o periódico, a companhia começa a escalar a injeção de capital na busca por energytechs. O diretor executivo de Comercialização, Marketing, e Novos Negócios da Eneva, Marcelo Lopes, diz que no plano estratégico até 2030 as teses de investimento vão focar em inovações ligadas à transição energética.
Também traz que em uma das iniciativas mais recentes, a Eneva firmou parceria com a Sai do Papel, hub de inovação que tem experiência em aceleração de negócios. Hoje a companhia já tem no portfólio a comercializadora digital Beenx, empresa de gestão de mobilidade elétrica Voltta, a plataforma de compartilhamento de créditos de energia Sunne e a startup de inteligê artificial Pix Force.
E acrescenta que os aportes em 2022 foram baixos com foco em reestruturar as startups que já estavam no portfólio. Agora a ideia é captar novas empresas. A proposta é que a Eneva faça uma injeção de capital, se torne sócia minoritária e apoie o desenvolvimento.

-
Mundo18 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia22 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Maps traz novidades com IA: descubra como funciona
-
Agronegócio19 horas atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira