Ações, Units e ETF's
Petrobras (PETR4): exploração da Foz do Amazonas sairá em seis meses, diz presidente
Empreendimento tem gerado repercussão diariamente.
O presidente da Petrobras (PETR4) disse a conselheiros da estatal que a exploração da Foz do Amazonas vai sair em seis meses.
A notícia foi veiculada na coluna da jornalista Malu Gaspar, em O Globo, e destaca que Jean Paul Prates diz que a empresa vai dar um tempo e tirar a pressão do Ibama para que o assunto “saia da pauta”.
Ao mesmo tempo, elencou, a Petrobras irá responder aos questionamentos do instituto sobre a perfuração de um poço na chamada margem equatorial brasileira.
O referido poço que a Petrobras quer perfurar fica a 175 quilômetros da costa do Amapá e a mais de 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas.
Petrobras (PETR4): Foz do Amazonas
Vale lembrar que no dia 25 de maio de 2023 a petroleira pediu ao Ibama para reconsiderar o processo de um poço de petróleo na Foz do Amazonas.
Isso porque o órgão ambiental havia negado a licença para a estatal perfurar um poço e prospectar petróleo no bloco FZA-M-59.
Na ocasião, o presidente da estatal disse que todo o processo de licenciamento “foi conduzido com a máxima diligência pelas equipes de Sustentabilidade e Meio Ambiente” da companhia.
Também disse, na ocasião, que o debate sobre a liberação da exploração na Foz do Amazonas possui “alguns mal-entendidos técnicos e argumentos distorcidos”.
Casa Civil
Antes disso, no dia 23, a Casa Civil mediou reunião com representantes do MMA, do MME e do Ibama na tentativa de resolver a questão.
O imbróglio gira em torno, grosso modo, de duas questões: o potencial petrolífero da Margem Equatorial — que parte dos especialistas apontam como “o novo pré-sal” — e a sensibilidade ambiental da região.
Margem Equatorial
Quanto à Margem Equatorial, esta é uma região situada no litoral entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte. Próxima à Linha do Equador, a área se estende por mais de 2.200 quilômetros ao longo da costa.

-
Economia2 dias atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças22 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Finanças1 dia atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia2 dias atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Política1 dia atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Artigos17 horas atrás
10 cidades brasileiras que têm um ‘clima de Europa’ inconfundível
-
Finanças18 horas atrás
R$ 191 é o valor-limite para pagamento em moedas; BC explica o motivo
-
Tecnologia2 dias atrás
Cidade brasileira revoluciona segurança pública com drones