Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Petrobras (PETR4): exploração da Foz do Amazonas sairá em seis meses, diz presidente

Empreendimento tem gerado repercussão diariamente.

Publicado

em

O presidente da Petrobras (PETR4) disse a conselheiros da estatal que a exploração da Foz do Amazonas vai sair em seis meses.

A notícia foi veiculada na coluna da jornalista Malu Gaspar, em O Globo, e destaca que Jean Paul Prates diz que a empresa vai dar um tempo e tirar a pressão do Ibama para que o assunto “saia da pauta”.

Ao mesmo tempo, elencou, a Petrobras irá responder aos questionamentos do instituto sobre a perfuração de um poço na chamada margem equatorial brasileira.

O referido poço que a Petrobras quer perfurar fica a 175 quilômetros da costa do Amapá e a mais de 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas.

Petrobras (PETR4): Foz do Amazonas

Vale lembrar que no dia 25 de maio de 2023 a petroleira pediu ao Ibama para reconsiderar o processo de um poço de petróleo na Foz do Amazonas.

Isso porque o órgão ambiental havia negado a licença para a estatal perfurar um poço e prospectar petróleo no bloco FZA-M-59.

Na ocasião, o presidente da estatal disse que todo o processo de licenciamento “foi conduzido com a máxima diligência pelas equipes de Sustentabilidade e Meio Ambiente” da companhia.

Também disse, na ocasião, que o debate sobre a liberação da exploração na Foz do Amazonas possui “alguns mal-entendidos técnicos e argumentos distorcidos”.

Casa Civil

Antes disso, no dia 23, a Casa Civil mediou reunião com representantes do MMA, do MME e do Ibama na tentativa de resolver a questão.

O imbróglio gira em torno, grosso modo, de duas questões: o potencial petrolífero da Margem Equatorial — que parte dos especialistas apontam como “o novo pré-sal” — e a sensibilidade ambiental da região.

Margem Equatorial

Quanto à Margem Equatorial, esta é uma região situada no litoral entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte. Próxima à Linha do Equador, a área se estende por mais de 2.200 quilômetros ao longo da costa.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS