Conecte-se conosco

Agronegócio

Floresça com beleza! Segredos do cuidado com Begônias de Cera!

Publicado

em

A Begônia de Cera faz parte da família das Begoniaceae, que possui mais de 1400 espécies pelo mundo e cerca de 208 delas podem ser facilmente encontradas no Brasil.  

A Begonia  cucullata    é uma das espécies mais populares dessa família no Brasil, muito versátil, ela pode ser cultivada tanto em vasos quanto em jardins e inspira cuidados simples e pouca manutenção.  

Com origem na América do Sul, em países como Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, essa planta também é conhecida popularmente por “Begônia batida” e apresenta uma gama de variedades.  

Aspectos da espécie

É muito reconhecida por suas folhas coloridas, em tons de vermelho, amarelo, laranja e branco, também pode apresentar a mescla de duas cores. Além disso, possui um brilho e flores vistosas e grandes.  

Apresenta um tamanho mais compacto, o que favorece o cultivo em ambientes interno e para ser usada na decoração. Seu formato oval e bordas irregulares podem atingir entre 6 e 8 centímetros.  

Algumas variações da espécie podem alcançar até 12 centímetros, elas apresentam caules mais carnudos e raízes fibrosas. A espécie deu origem a diversos híbridos com floração durante todo o ano, por isso, são muito usadas na decoração de ambientes.  

Além disso, a Begônia de Cera é considerada uma PANC, ou seja, Plantas Alimentícias Não Convencionais. Dessa forma as folhas, ramos, e flores podem ser consumidor cozidos e até mesmo crus.  

Cuidados necessários  

Em climas tropicais e subtropicais a Begônia de Cera pode ser cultivada ao ar livre, assim como em jardins e vasos dentro de casa. A partir de um cronograma simples de cuidados, a planta pode florescer durante todo o ano.  

O substrato precisa ser rico em materiais orgânicos, com pH neutro, levemente ácido e drenável. É importante que o solo atenda à necessidade da planta para garantir um desenvolvimento pleno e saudável.  

No momento de escolher o vaso para fazer o plantio da Begônia de Cera, dê sempre preferência pelos que possuem buracos na base, porque eles ajudam no escoamento da água e no não encharcamento do solo e apodrecimento das raízes.  

Essa espécie gosta de tomar bastante sol, por isso, já separe um local adequado na hora de fazer o plantio. O cronograma de rega deve ser feito a cada 3 ou 4 dias, de acordo com a umidade do solo, controle a quantidade de água e evite o encharcamento.  

A Begônia de Cera gosta muito de receber luz direta do sol, por isso, caso vá cultivá-la dentro de casa, pense em um local que receba sol na maior parte do dia para que ela consiga se desenvolver.  

Opte por fazer o cultivo em locais longe de correntes de ar quente e protegidos do frio intenso, pois esses fatores podem influenciar diretamente no bom desenvolvimento da planta.  

Outra necessidade da espécie é uma adubação regular, uma vez a cada dois meses já é o suficiente. Também ´é necessário uso de fertilizante líquido ou granulado para plantas de interior, ele pode ser aplicado uma vez por mês.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS