Empresas
Da cevada ao bolso: Entenda o que levou ao aumento de preços das cervejas famosas
Triste notícia para os brasileiros: preço da cerveja deve subir em breve, de acordo com a Ambev e Heineken. Entenda os motivos!
Você gosta de tomar uma cervejinha gelada de vez em quando? Então, prepare o bolso, porque o preço da bebida deve subir nos próximos meses.
As principais cervejarias do país, Ambev e Heineken, já avisaram que não conseguem mais absorver o aumento dos custos de produção e que vão repassar parte dele aos consumidores.
Cervejas devem ficar mais caras em breve no país
Mas por que a cerveja está ficando mais cara? Segundo o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), há vários fatores que encarecem a fabricação da bebida.
Entre os principais motivos, estão a escassez de embalagens, a alta nos preços do malte e do lúpulo (insumos essenciais importados na maioria das vezes) e a elevação dos impostos do setor em alguns estados.
Além disso, a inflação medida pelo IPCA também afeta o preço da cerveja, que compõe o cálculo do índice. Segundo as empresas líderes do mercado, não há mais como adiar o reajuste.
De acordo com um estudo feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), as cervejarias absorveram 52,8% do aumento dos custos de produção desde 2019 até o fim de 2022, e repassaram apenas 14% aos preços.
Isso significa que as margens de lucro estão cada vez mais apertadas, especialmente para as microcervejarias, muitas delas, inclusive, chegando a ter os lucros zerados nos últimos tempos.
O crescimento do mercado não deve parar
Apesar desse cenário desafiador, a expectativa é que a produção e o consumo de cerveja cresçam 4,5% neste ano, atingindo 16,5 bilhões de litros.
As marcas premium da Ambev e da Heineken são as que mais se destacam nesse segmento, com aumentos de 35% e 25%, respectivamente, no primeiro semestre.
E você, vai continuar tomando cerveja mesmo com o preço mais alto? Ou procurará outras opções de bebida? A única certeza é que os brasileiros dificilmente abrem mão de uma cervejinha no fim de semana.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025