Conecte-se conosco

Curiosidades

O mistério do 911 brasileiro: Descubra o que acontece ao discar esse número

Você já se perguntou o que acontece ao discar 911 no Brasil? Saiba agora qual é o resultado e o encaminhamento da ligação!

Publicado

em

Você, provavelmente, já viu em filmes e séries americanas pessoas discando o número de emergência 911 em situações críticas.

No entanto, já imaginou o que acontece, no Brasil, se você discar esse número? Iremos explicar como essa ligação funciona em território nacional e qual é o procedimento de atendimento.

Dez anos atrás, em 2013, o Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu adicionar o 911 e o 112 — código de emergência para países da Europa — à lista de contatos de emergência e serviços de utilidade pública no Brasil, mesmo que você nunca os tenha utilizado.

O motivo para isso é bem simples, já que o Brasil sediou a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, a Anatel optou por adicionar os padrões internacionais, visando atender e facilitar o atendimento para os visitantes estrangeiros em caso de urgências de segurança ou de saúde.

Assim, até os dias de hoje, se você discar 911 ou 112, a ligação será redirecionada para a nossa central de atendimento de emergência, o 190, direcionada para os serviços da Polícia Militar. No entanto, esses dois números do exterior só funcionam em chamadas de dispositivos móveis, como os celulares.

Além disso, caso esse tipo de chamada seja feita pelos usuários, as operadoras de telefonia são obrigadas a fornecer a localização geográfica da pessoa, visando facilitar o atendimento em caso de violência ou emergências relacionadas à saúde.

Ademais, no Brasil temos um número com três dígitos para vários dos serviços de emergência, muito além do 911, 112 ou o próprio 190. Abaixo, confira a lista com os contatos de urgência no Brasil:

  • 100: Direitos Humanos;
  • 146: Receita Federal;
  • 151: Procon;
  • 180: Central de Atendimento à Mulher no Brasil;
  • 191: Polícia Rodoviária Federal;
  • 192: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
  • 193: Corpo de Bombeiros;
  • 198: Polícia Rodoviária Estadual;
  • 199: Defesa Civil.

Agora você já sabe o que acontece ao discar 911 ou 112 no Brasil, além de estar preparado e saber como agir e a quem recorrer em caso de emergência, utilizando os números corretos para solicitar a ajuda necessária.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS