Agronegócio
Magia do Musgo: Segredo para o sucesso das plantas – Aprenda a usar com eficiência!
O musgo esfagno é amplamente usado na jardinagem, especialmente no cultivo de orquídeas e plantas carnívoras. Pertencente à família Sphagnaceae, ele é reconhecido como um substrato ótimo para fornecer água e nutrientes.
No meio ambiente é possível vê-lo se desenvolver sob rochas e troncos, onde ele consegue reter água limpa e, por isso, essa espécie se tornou símbolo de um ecossistema saudável no local.
Essa é uma espécie que não é cultivada, dessa forma, aparece de maneira espontânea nos lugares e, por isso, é um indicativo de vida saudável. No Brasil é facilmente encontrada nas áreas montanhosas dos estados do Sul e Sudeste.
Características e funções
Sem dúvidas, uma das características mais marcantes do musgo é a sua plena atuação como substrato eficaz para as raízes das plantas. Dessa maneira, ele ganha um papel de destaque quando o assunto é solo fértil.
A principal funcionalidade dessa espécie, quando se trata de benefícios para as plantas como substrato, é no fornecimento de água e nutrientes, já que eles são conhecidos pela retenção desse líquido.
Dessa maneira, as trocas gasosas da planta ocorrem de forma mais fluida e o crescimento ocorre de maneira saudável. Por causa disso, o musgo é muito usado no cultivo de orquídeas, já que suas raízes precisam de ambientes úmidos para o pleno desenvolvimento.
Em se tratando do uso na horticultura, a espécie ajuda na parte de condicionamento do solo, como substrato na produção de mudas e na cobertura de canteiros também. De modo a tornar as plantas mais fortes e resistentes na natureza.
Uso do musgo como substrato
Substrato é considerado tudo aquilo que serve como apoio para o bom desenvolvimento das raízes das espécies. Elas necessitam de um suporte que seja capaz de sustentá-las, para que possa ocorrer o crescimento.
Apesar do musgo esfagnoso ser muito indicado para realizar essa tarefa, é importante destacar que ele sozinho não basta, ou seja, é preciso combiná-lo com outras substâncias.
No caso do plantio de orquídeas, a melhor indicação é combinar o substrato com outros materiais e espécies que façam exatamente o oposto, possuindo um fator mais baixo de retenção para a umidade. Essa mistura atuará facilitando a ventilação.
Um exemplo prático é fazer a combinação do musgo esfagnum com o carvão, também pode ser usada a casca de pinus. A mistura pode ser usada para a retenção da água com aeração das raízes das orquídeas, não sendo uma regra obrigatória.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas20 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado