Bancos
Pix em risco: Descubra os perigos que podem levar ao bloqueio por vários dias
Todos simplesmente amam a praticidade e a rapidez proporcionada pelos pagamentos via pix, mas você sabia que os bancos podem bloquear essa função? Entenda em que situações isso pode acontecer.
O pagamento via Pix se tornou o método mais utilizado pelos brasileiros, sendo responsável por 29% das transações financeiras realizadas no ano passado. Grande parte dos correntistas de bancos já se acostumou com a praticidade que a modalidade oferece.
O referido sistema de pagamentos foi lançado pelo BC (Banco Central) em 2022 e permite que qualquer pessoa realize transferências em tempo real, 24 horas por dia e em qualquer data.
Lembrando que uma das maiores vantagens do Pix é a sua gratuidade, ou seja, você não sofre taxações ao transferir ou receber recursos através dele. Porém, há uma regra que a maioria dos usuários não conhece, mas é muito importante, vamos descobrir qual é?
Qual é essa regra tão misteriosa?
Bom, vamos direito ao ponto. Por lei, a instituição bancária pode bloquear as suas operações via Pix, segundo a Resolução nº 147/2021 do Banco Central, mas existem algumas condições para tal fato acontecer.
O banco pode realizar um bloqueio como medida cautelar para evitar golpes e demais fraudes por parte de criminosos. Por meio de análises geralmente automatizadas, é possível identificar situações suspeitas e assim fazer a suspensão, quando ela for necessária.
O bloqueio pode se estender por 72 horas, que é o tempo que a empresa usa para averiguar o problema mais profundamente e descobrir se realmente existe algo de errado. Dessa forma, o banco consegue frustrar bandidos e impedir crimes financeiros.
Agora, a forma mais fácil de saber se o seu Pix foi bloqueado é identificar no extrato da conta a opção “Pix pendente”. Entretanto, esse fator pode ser variável de uma instituição bancária para outra.
Mas, caso isso tenha acontecido com você e esteja tudo em ordem, não fique preocupado, pois, após o devido período de análise, com certeza os seus pagamentos serão liberados.
No entanto, se isso não ocorrer, o mais indicado é entrar em contato com a organização e explicar a situação no setor de atendimento ao cliente, para verificar o que realmente está acontecendo de errado.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia12 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política15 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira