Conecte-se conosco

Agronegócio

Do lixo ao tesouro: descubra como transformar o caroço de abacate em algo surpreendente

Publicado

em

O abacate é uma fruta originaria da América Central, mais especificamente na região mexicana e é conhecida por ser altamente nutritiva e versátil, podendo ser comida em versões doces, salgadas e líquidas também.  

Um dos aspectos que faz essa fruta ser tão completa é o fato dela ser rica em gorduras monoinsaturadas, que fazem muito bem para o cérebro, ômega-3, ômega-6 e ainda conter uma fonte de vitaminas e minerais essenciais, como vitamina K, E, C e potássio.  

Além disso, o abacate também é uma excelente fonte de fibras, que colaboram na promoção da saciedade e para o bom funcionamento digestivo do corpo. Entretanto, uma curiosidade que poucos sabem é que o caroço da fruta contém nutrientes muito importantes e é muito versátil.  

Benefícios e uso do caroço  

Após análises e estudos, a semente do abacate vem recebendo cada vez mais atenção dos especialistas nutricionais e do segmento de cosmético por causa do seu valor nutracêutico, suas fibras e as diversas possibilidades de uso.  

A grande verdade é que o caroço do abacate é riquíssimo em antioxidantes, compostos bioativos (taninos e flavonoides) e ácidos graxos saudáveis. Todos esses nutrientes oferecem uma infinidade de vantagens para o corpo humano.  

Alguns desses benefícios são: redução do colesterol ruim (LDL), fortalecimento do sistema imunológico, propriedades anti-inflamatórias e melhora no sistema digestivo.  

As fibras presentes na semente do abacate pode influenciar positivamente na regulação do trânsito intestinal e colaborar para a sensação de saciedade no estômago, o que ajuda no combate à compulsão alimentar.  

É cientificamente comprovado que o extrato da semente do abacate possui propriedades antifúngicas e antimicrobianas, o que colabora diretamente no combate a algumas bactérias e fungos.  

Modo de uso da semente  

Existem algumas formas diferentes de usar o caroço do abacate, tanto para fins comestíveis, quanto para finalidades estéticas, já que suas propriedades fazem muito bem para a pele.  

A primeira maneira é fazer um chá. Higienize muito bem a semente e retire todos os resíduos da fruta, logo depois, ferva por cerca de 10 minutos, descarte o caroço e beba o chá quente ou frio ao longo do dia.  

Outro modo de uso é para skincare. Lave muito bem a semente e deixe-a secar no sol por 3 dias, logo após corte em pequenos pedaços e triture no liquidificador até virar um pó bem fino. Adicione-o à uma máscara de hidratação ou sabonete e faça uma leve esfoliação para remoção das células mortas.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS