Conecte-se conosco

Agronegócio

Mais boi, China voltando e ação barata. Minerva pode ser bom apetite na B3

O cenário começa a dar sinais de melhora para as exportações de carne, que, aliado à oferta de boi, deve ser positivo para os frigoríficos.

Publicado

em

Minerva alcança 100% de conformidade socioambiental em auditoria do MPF

A bola cantada desde 2022 quanto ao aumento da oferta de boi está se confirmando, as previsões tiradas dos radares meteorológicos indicam que o inverno não será seco (ou muito seco) e a China já começou a aumentar suas importações de carne.

Para os investidores no mercado de capitais, as ações dos frigoríficos de bovinos podem entrar no radar, especialmente as do Minerva Foods (BEEF3). Salvo ajustes que sigam o Ibovespa, como agora, nesta segunda (12), em leve queda.

Os papéis do Minerva justamente foram os que mais caíram entre seus pares, JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), nos últimos meses. Entre começo de maio e de junho, despencaram quase 21%.

Mas, sob condições de maior oferta de animais, com a inversão do ciclo da pecuária – e que se soma ainda à boa safra das águas – e sem a pressão de pastos muito secos, a originação fica mais barata.

Aí entra a demanda do país asiático, a única que faz a diferença. Maio já foi visto.

Ainda que notoriamente haja uma forte renegociação dos chineses por preços menores, o que já foi percebida desde o segundo semestre de 2022, volumes crescentes de exportações versus compra de boi mais em conta podem ser compensadores.

E, também, mesmo que o ganho de demanda acabe incentivando o pecuarista a puxar os preços, como mostrou o reforço da sexta em mais 2,74% pelo Cepea (R$ 251,10 a @), há muita matéria-prima sobrando sobre cotações muito depreciadas.

O Minerva, com sede em Barretos (SP), entra nessa história positivamente porque é o mais beneficiado no novo cenário desenhado.

Tanto porque é o principal exportador brasileiro para a China – relativamente em participação sobre suas operações -, porque também é o que mais precisa comprar matéria-prima de fornecedores (igualmente em termos relativos).

E como a BEEF3 está barata na B3, o que pode se outro estímulo para incluí-la nas carteiras.

Nesta segunda (12) vai a menos 2,27%, R$ 10,76, às 11h20, depois de mais 3,28% na sexta, em movimento seguido pelos demais frigoríficos listados na Bolsa.

Com mais de 40 anos de jornalismo, sempre em economia e mercados, já passou pelas principais redações do País, além de colaborações para mídias internacionais. Contato por e-mail: infomercadosbr@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS