Economia
Relatório Prisma mostra aumento na estimativa para déficit primário em 2020
Nova previsão é que o governo central termine 2020 com rombo primário recorde de 858,2 bilhões de reais.
Analistas do mercado revisaram um pouco para baixo a projeção para o déficit primário do governo central em 2020, mas cortaram a estimativa para o rombo em 2021, de acordo com o relatório Prisma Fiscal divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia.
Feita com base na mediana dos prognósticos, a nova previsão é que o governo central termine 2020 com rombo primário recorde de 858,2 bilhões de reais, contra 855,3 bilhões de reais da estimativa passada, em meio à disparada dos gastos com medidas para combate à pandemia de Covid-19.
Em 2021, os analistas estimam que o país vai fechar o ano com déficit de 218 bilhões de reais, recuo na comparação com os 226 bilhões de reais de antes.
Os números ainda são menores do que as expectativas do governo, que calculou déficit de 871 bilhões de reais (12,1% do PIB) para 2020 e de 233,6 bilhões de reais para 2021.
Agora, o mercado projeta que o país chegará ao fim deste ano com a dívida bruta do governo em 94,5% do PIB, com salto para 95,7% do PIB no ano que vem.
De janeiro a agosto, o governo central acumulou rombo de 601,283 bilhões de reais em suas contas, fora as despesas com juros. Chegando ao um patamar recorde, a dívida bruta totalizou 88,8% do PIB.

-
Tecnologia22 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Mundo2 dias atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio18 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor
-
Empresas2 dias atrás
Texaco está de volta ao Brasil após 17 anos; veja onde já reestreou