Ações, Units e ETF's
Braskem (BRKM5): Lula quer estatizar para salvar ex-Odebrecht
Novonor é uma empresa multisetorial.
O governo Lula está estimulando uma complexa transação societária por meio da qual a venda da Braskem (BRKM5) pode salvar a Novonor, a antiga Odebrecht, e ainda patrocinar a volta da Petrobras (PETR4) para o setor químico. A informação é do site Poder360.
De acordo com o site, a Braskem hoje já tem como sócios principais a Petrobras (36%) e a Novonor (38%). Mas a estatal não comanda as operações. E a Novonor está há anos tentando sanear suas contas que ficaram estropiadas por causa da Lava Jato.
Também traz que a Unipar, uma petroquímica privada da Bahia, quer comprar a parte da ex-Odebrecht na Braskem. No final, a Braskem dividiria seus ativos e a estatal (que tem 36% das ações) voltaria a operar diretamente no setor petroquímico.
Petrobras (PETR4) cogita assumir Braskem (BRKM5)
A Petrobras (PETR4) cogita se tornar a controladora da Braskem (BRKM5), mas isso somete ao fim do processo de venda da empresa.
Levantamento do Estadão informa que a iniciativa significaria a retomada do projeto original da estatal iniciado em 2007.
Também traz que a petroleira tem direito de preferência sobre as ações da companhia petroquímica e poderá cobrir a oferta da Unipar (UNIP3), de R$ 10 bilhões em dinheiro.
E acrescenta que a proposta foi considerada melhor do que a recebida anteriormente do consórcio formado pela Adnoc (estatal de petróleo de Abu Dhabi) e do fundo de private equity (de participação em empresas) americano Apollo, formada por títulos e debêntures.
Controles
Ainda de acordo com o jornalão, a Novonor, antiga Odebrecht, controla a Braskem com 50,1%, enquanto a Petrobras tem 47%.
Outros 2,9% de ações ordinárias estão no mercado de ações. De acordo com uma pessoa próxima ao assunto, a compra da Braskem está sendo tratada como segredo de estado dentro da Petrobras. Mas quem acompanha de perto o desenrolar do negócio prevê que a compra da fatia da Novonor pode acabar sendo feita pela própria Petrobras, com objetivo de agregar valor aos produtos da companhia nas plantas petroquímicas da Braskem.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos