Conecte-se conosco

Automobilística

Semáforo amarelo: Multa ou perda de pontos? Saiba o que a lei determina

Publicado

em

Muitos motoristas ainda possuem dúvidas sobre as consequências em avançar o sinal amarelo. Afinal de contas, fazer isso pode ser considerado uma infração de trânsito? Se sim, quais são as penalidades? Bem, hoje vamos tentar responder a essas questões!

A maioria das pessoas já sabe que a sinalização amarela quer dizer “atenção”, mas será que é apenas isso? Bom, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a luz amarelada é um alerta para que o condutor prepare a sua parada.

Vamos entender a real importância da luz amarela

Segundo o CTB ultrapassar uma rua ou via enquanto o sinal de passagem marcar a tonalidade amarela não configura uma infração específica, mas existe um porém que vamos entender melhor agora.

Se o motorista não parar no amarelo e no momento da ultrapassagem ele mudar para vermelho, aí sim as coisas serão bem diferentes, lembrando que “furar” o semáforo vermelho é uma infração de natureza gravíssima.

Por sua vez, essa desobediência pode acarretar uma pesada multa, além da perda de vários pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do infrator. E se o indivíduo for reincidente, a penalidade pode ser ainda mais severa.

Portanto, especialistas em trânsito e legislação aconselham que o condutor priorize a segurança no lugar da pressa, e assim decida se vale a pena ou não cruzar uma via pública enquanto o sinal estiver amarelo.

Lembrando que subestimar essa sinalização é imprudente, e atravessá-la em velocidades altas é bastante perigoso para a sua vida e para a dos pedestres e outros motoristas, então é preciso estar sempre atento.

Felizmente, existem algumas dicas que se seguidas evitarão que acidentes aconteçam nesse sentido, vamos conferir algumas delas? A primeira orienta que um automóvel sempre deve parar de forma segura antes de chegar no semáforo.

Caso o condutor não consiga realizar uma parada segura, ele deve manter a velocidade e fazer a travessia com cuidado. E nada de fazer reduções bruscas, afinal, isso pode gerar perda do controle da direção e até capotamentos.

Em segundo lugar, esteja sempre atento ao posicionamento dos pedestres e demais veículos que estão próximos, e lembre-se que cada pessoa é responsável pelo seu julgamento próprio, ainda mais no trânsito.

Por último, mas não menos importante, procure sempre ficar calmo e tente ser paciente, afinal, emoções negativas como raiva, ansiedade e a ira só irão contribuir para te colocar em situações desagradáveis e perigosas!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS