Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Embraer e FAB iniciam trabalhos visando atualização tecnológica da frota de A-29

O acerto se deu durante a 54ª edição do Paris Air Show International.

Publicado

em

A Embraer (EMBR3) e a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciam trabalhos visando atualização tecnológica da frota de A-29 Super Tucano, conforme documento encaminhado ao mercado na manhã desta segunda-feira (19).

De acordo com a fabricante brasileira de aeronaves, o acerto se deu durante a 54ª edição do Paris Air Show International.

“Foi no evento que se deram início aos estudos para atualização tecnológica conhecida como midlife upgrade (MLU) das aeronaves A29 Super Tucano. Desenvolvida para atender aos exigentes requisitos da FAB, atualmente a aeronave A-29 é utilizada no território brasileiro em missões de treinamento, interceptação aérea e vigilância, além de ser usada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a famosa ‘Esquadrilha da Fumaça’”.

Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior disse que a FAB poderá contar com uma extensa lista de atualizações já implementadas ao longo da vida da aeronave, que mantiveram a plataforma tecnologicamente atualizada sem impactar o baixo custo operacional.

“E caso a FAB avalie, durante os estudos, a necessidade de novas funcionalidade e capacidades ainda não desenvolvidas, a Embraer pode desenvolver e implementar sob demanda”, destacou.

Embraer e FAB juntas

Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno disse que desde sua entrada em operação na Força Aérea Brasileira, o A-29 tem desempenhado com excelência as diversas missões para as quais foi designado.

“A atualização proposta deverá permitir à Força Aérea manter a plataforma moderna e ampliar o uso operacional dessa versátil e extremamente confiável aeronave por muitos anos à frente”, ressaltou.

Atualizações e evoluções

A companhia elencou que exemplos de atualizações e evoluções já aplicadas ao produto, e que poderão beneficiar a FAB, são encontrados no sistema aviônico de quinta geração com capacidade de expansão, sistemas de navegação e comunicação, na ampliação da gama de armamentos, nos sensores de vigilância e de autoproteção da aeronave, além do aumento da consciência situacional com melhorias na interface homem-máquina.

“Atualmente a FAB possui uma frota de 60 aeronaves A-29, operando em cinco esquadrões diferentes, com mais de 325 mil de horas de voo. Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF)”, informou a companhia.

E disse mais: “extremamente versátil, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico, tudo isso aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade.”

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS