Política
Receita para economizar: Como Bolsa Família pode garantir remédios grátis
Foi anunciado recentemente pelo governo federal que os beneficiários do programa Bolsa Família terão acesso a medicamentos gratuitos. Sendo assim, o programa Farmácia Popular ampliou sua oferta de medicamentos para atender a esse público.
No grupo de medicamentos oferecidos, foram adicionados aqueles para tratamentos de doenças e anticoncepcionais de uso totalmente contínuo. O programa Farmácia Popular foi estabelecido em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
Programa Farmácia Popular
No entanto, mesmo após o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o programa que oferece medicamentos gratuitos continuou operando, mas deixou de receber grandes investimentos.
Em agosto do ano passado, durante a elaboração do orçamento de 2023 pela equipe de Bolsonaro, foi estabelecido um corte de 5 9% no orçamento destinado ao programa.
A população do país merece ter acesso a qualquer tipo de medicamento para o tratamento de doenças, e, deste modo, até mesmo as pessoas que não possuem inscrição no Bolsa Família terão acesso aos remédios gratuitos. Porém, apenas medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma.
Além disso, é importante ressaltar que há subsídios disponíveis para outros itens, como fraldas geriátricas, que são garantidos por meio de descontos oferecidos pelo governo federal.
Beneficiários do Bolsa Família: saiba como obter remédios gratuitos
A partir das novas diretrizes, os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular, incluindo cerca de 40 opções diferentes. Não é preciso fazer nenhum cadastro adicional, apenas seguir as instruções abaixo:
- Vá até uma farmácia parceira do programa, as quais costumam ser identificadas por adesivos ou selos fixados em suas portas para facilitar o reconhecimento;
- Em seguida, apresente a receita médica contendo todas as informações necessárias;
- Não se esqueça de apresentar o número do CPF juntamente com um documento de identificação pessoal;
- O reconhecimento será realizado de forma automática, por isso não se preocupe.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças17 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais
-
Saúde2 dias atrás
Nova resolução da ANS muda regras para cancelamento de planos de saúde