Agronegócio
Plantas que pesam no bolso: Conheça as 3 espécies mais valorizadas do planeta
O nosso planeta é abençoado com uma flora extremamente variada, contendo espécies de uma beleza sem igual. Algumas delas são bastante conhecidas pela maioria das pessoas, enquanto outras são espécimes muito raros e, portanto, são bem mais difíceis de serem encontrados ou até mesmo adquiridos.
Infelizmente, nessa lista de plantas mais raras do mundo, existem alguns nomes que já se encontram extintos, seja por ação do ser humano ou por interferência da própria natureza. Entretanto, graças aos esforços de botânicos e demais cientistas, essas espécies encontram-se preservadas, mas somente para o cultivo em cativeiro.
Afinal, o que torna uma flor rara?
Existem diversos fatores que podem conferir tal status para uma espécie, como, por exemplo, a sua escassez, a forma como ela é criada, características únicas, preço de venda, notoriedade na mídia especializada, entre outros.
Porém, no geral, as flores sempre exerceram um fascínio místico na humanidade, e até hoje existem pessoas que viajam centenas de quilômetros somente para assistir ao desabrochar de algum exemplar raro.
A seguir, confira uma pequena lista contendo os nomes de 3 espécies únicas e extremamente valorizadas ao redor do mundo. Algumas delas inclusive podendo custar milhares de dólares, para os mais entusiasmados que desejem ter alguma dessas opções embelezando o seu lar.
Rosa Julieta
O nome é bastante sugestivo, fazendo uma alusão ao famoso romance escrito pelo dramaturgo inglês William Shakespeare, chamado “Romeu e Julieta”. Dessa forma, a referida rosa é considerada uma das mais raras que existem.
De acordo com David Austin, um famoso cultivador, demorou cerca de 15 anos para que ele conseguisse chegar à variedade com sucesso, e isso custou ao homem cerca de US$ 4,3 milhões, uma fabulosa quantia.
Lírio-de-fogo
O lírio-de-fogo não é uma planta tão rara assim, entretanto está correndo um sério risco de extinção em muitos países, e por isso pode ficar mais escasso no futuro. A sua flor possui um formato de trombeta, com uma coloração alaranjada e vermelha que lembra as cores de chamas crepitantes.
Por sua vez, esse espécime é nativo do Sri Lanka e da Índia, apesar de estar bem difícil de encontrá-la neste último país. Por ironia, a mesma variedade é considerada uma espécie invasora em lugares como Austrália, Polinésia Francesa e Ilhas Cool.
Mas não é só de beleza que o lírio-de-fogo é composto, sendo que também pode ser utilizado na medicina, apesar de ser tóxico para seres humanos e ainda poder causar uma séria irritação na pele, portanto, é bom ter cuidado!
Flor-cadáver
O nome já é bem sugestivo, concorda? Essa é realmente uma das flores mais raras e curiosas do mundo todo, pois só floresce uma vez a cada par de décadas, podendo chegar ao tamanho de 3,6 m de altura.
Um fato curioso sobre a nossa “amiga fedorenta” é que ela não possui raízes, tronco ou folhas, além de ser composta por apenas uma única pétala enorme, verde por fora e tendo o lado de dentro na coloração vermelho bordô, em formato de cone.
E como não poderia deixar de ser, quando ela floresce, emite um odor extremamente desagradável no ambiente, e é justamente daí que vem o seu nome. Segundo especialistas, o cheiro se parece com carne podre, e ela utiliza essa “arma” para atrair moscas e besouros carniceiros, os seus agentes polinizadores naturais.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp