Agronegócio
Você é o favorito dos carapanãs? Saiba se eles se sentem atraídos por você
Você sabe um que é um carapanã? Talvez a primeira coisa que veio na sua cabeça é algum tipo de comida ou dança exótica, mas não é nada disso! Estamos falando é dos terríveis mosquitos das regiões amazônicas, que costumam incomodar bastante.
E o pior de tudo, é que esses insetos tão chatos possuem uma predileção por algumas pessoas, por mais estranho que isso possa parecer. Porém, existe uma explicação científica para essa preferência e está nos odores exalados pelo corpo humano. Ficou curioso? Continue acompanhando o texto e descubra mais a seguir.
Como esses insetos escolhem as suas vítimas?
Como todos sabem, os mosquitos são seres hematófagos, ou seja, alimentam-se basicamente do sangue de diversas espécies de animais, incluindo nós. Por sua vez, eles são capazes de identificar o cheiro das presas através das suas antenas, já que não possuem nariz.
E como foi dito antes, são justamente os aromas é que fazem diferença na hora de alguém ser “contemplado” com uma bela picada de carapanã. Nenhuma pessoa emite o mesmo odor que a outra, e a produção dos cheiros depende de diversos fatores que serão listados logo abaixo, acompanhe:
Dióxido de Carbono
Indivíduos que exalam mais CO₂, consequentemente, acabam atraindo mais mosquitos. Portanto, são picados com maior frequência. Mas, ainda não é possível determinar que condições ou fatores fazem alguém exalar maiores quantidades de CO₂, impossibilitando saber quem possui mais riscos de atrair os insetos.
Suor e temperatura corporal
Existem algumas substâncias expelidas pelo corpo, que também podem atuar como chamariz para visitantes indesejados. Como o ácido lático, ácido úrico e amônia que são bastante atrativas para os mosquitos. Além disso, uma temperatura corporal maior também atua como sinal para esses bichos tão incômodos.
Genética: De acordo com uma pesquisa realizada pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, o fator genético pode influenciar muito no quanto uma pessoa atrai esses insetos que se alimentam de sangue.
Por meio de diversos testes, os cientistas concluíram que existe uma correlação de que em gêmeos univitelinos (material genético igual) por exemplo, o carapanã pica de maneira igual, mas no caso dos bivitelinos (materiais genéticos diferentes), o animal sempre escolhia uma vítima favorita.
Hereditariedade
Outro levantamento feito por acadêmicos chegou à conclusão de que a preferência dos mosquitos age de forma tão hereditária quanto fatores como, altura, cor dos olhos, pele e até mesmo inteligência. Infelizmente, novas pesquisas precisam ser realizadas para saber quais são os cromossomos pelos quais os seres hematófagos são mais atraídos.

-
Tecnologia23 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Mundo2 dias atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia7 horas atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Política2 dias atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo2 dias atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia1 dia atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”