Automobilística
Pneus novos, grande dilema: Frente ou trás, onde eles realmente vão?
Os pneus são uma das partes mais importantes do carro, afinal, eles são responsáveis pelo equilíbrio e pela estabilidade do veículo enquanto ele roda pelas ruas. Por isso, o cuidado com esse item deve ser mais do que redobrado, afinal, pneus em condições ruins podem causar acidentes terríveis.
Porém, existe uma questão que causa dúvidas em diversos condutores: O que fazer quando não é possível trocar os 4 pneus do carro, podendo adquirir apenas 1 par novo? Nesse caso, eles devem ser colocados nas rodas traseiras ou dianteiras?
Qual é a posição ideal para colocar os pneus novos?
De acordo com especialistas da famosa empresa Continental, uma proeminente fabricante de pneus automotivos, o ideal é dar preferência para as rodas traseiras do seu veículo, mesmo que isso pareça não fazer sentido algum.
É exatamente isso: o que é mais comum de acontecer é que a maioria das pessoas acredita que devemos dar preferência para as rodas dianteiras, pois, na maioria dos automóveis, a tração reside ali. Mas, o certo é instalar os referidos equipamentos na parte de trás, e há uma explicação para isso.
O que acontece é que os componentes da frente são direcionais, por isso, em casos de perda de aderência, o motorista pode reajustar a roda através da direção do volante. No entanto, as rodas traseiras são estáticas, e se essa região sofrer com o mesmo problema, ele não poderá ser resolvido da mesma forma.
Dessa maneira, pneus que não possuam muitos sulcos traseiros podem elevar os riscos de perda de controle e, consequentemente, aumentar o perigo de algum acidente ocorrer. Assim, é melhor dar preferência para as rodas de trás, já que essa parte do veículo é a que precisa ter mais aderência com o chão.
Ou também, se o proprietário do carro preferir, pode apelar para um rodízio, que nada mais é do que, a cada 10 mil km rodados, trocar os jogos de pneus, alternando, assim, as novas peças entre os dois lados do carro. A iniciativa pode ser um pouco trabalhosa, porém funciona, já que o desgaste se torna homogêneo (igual).
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