Finanças
Dinheiro de volta: Tarifas bancárias agora são obrigatórias! Aprenda a solicitar!
Se você está tendo algum problema por conta de devolução de tarifas bancárias, saiba que realizar esse retorno de valores é uma obrigação do banco, e o assunto virou polêmica na web graças a um tweet realizado pela conhecida especialista em finanças, Nath Finanças.
Tudo começou quando a influenciadora digital publicou um post dizendo que os clientes bancários possuíam o direito de pedir a devolução das tarifas obradas indevidamente pelas instituições financeiras.
Tal informação repercutiu bastante na rede social e inclusive pegou muita gente de surpresa, demonstrando que muitos não conheciam esse direito ao reembolso. Logo, um batalhão de correntistas começaram a solicitar os estornos aos seus bancos.
Por sua vez, a digital influencer ensinou o passo a passo para que todos entendessem a questão e assim solicitar o referido serviço, livrando-se de taxas e cobranças indevidas no futuro.
“Às vezes não temos noção do direito que temos. Quando você não foi informado de nada e o banco coloca o pacote mais caro, você tem direito, sim, a pedir reembolso.”
Especialistas revelam que caso alguém queira pedir a mudança para não pagar mais taxas ou até mesmo exigir o estorno, o banco também deve permitir que isso seja feito, já que tal direito encontra respaldo na nossa legislação.
Como isso funciona, na prática?
Essa medida é plenamente amparada na lei. Segundo a Resolução n.º 3.919, de 2010, todo banco possui a obrigação de oferecer opções para a contratação de serviços especiais aos clientes.
Dessa forma, pode-se arcar somente com os serviços avulsos tarifados, segundo a referida regulamentação citada acima. Sendo assim, o correntista que não for devidamente avisado pela sua agência, pode, sim, pedir a devolução das tarifas.
Nath ainda sugere que sempre que uma pessoa vá escolher um plano, pense antes e avalie quais são as suas necessidades verdadeiras em relação a sua conta, de modo que assim possa ponderar se a contratação realmente será útil.
Agora, para dar entrada no pedido de reembolso, é preciso contatar o seu banco, o que pode ser feito através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou pela ouvidoria da organização.
Experts no assunto também aconselham que, ao fazer isso, o cliente também guarde o número pertinente ao protocolo de atendimento, pois isso pode ser usado a seu favor, caso o estorno não aconteça.
No entanto, se a pessoa fez tudo isso e mesmo assim não obteve um retorno positivo, através destes algarismos do protocolo é possível abrir uma denúncia formal contra o banco. Isso pode ser feito pelo site do Banco Central (BC) ou então pelo Procon, o Órgão de Defesa do Consumidor.
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