Conecte-se conosco

Agronegócio

Futuro do café: Prepare-se para uma mudança no seu expresso

Publicado

em

Como é de conhecimento popular, o café é uma das bebidas mais populares do mundo todo, e muitas pessoas apreciam seu sabor e aroma, aliados aos efeitos estimulantes, muito desejados na correria do dia a dia doméstico, profissional e muito mais.

No entanto, nem todos podem ou querem consumir a cafeína, que, resumidamente, é o que nos deixa ligados. Assim, o café descafeinado também é muito importante, mas, infelizmente, o processo de descafeinação envolve procedimentos químicos, o que acaba não sendo muito saudável.

Mas o Brasil tem uma equipe que pode revolucionar o mercado cafeeiro, os pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que já estão há vinte anos buscando desenvolver, naturalmente, variedades do café que possuam quase todas as mesmas propriedades, com ênfase no gosto, mas não atrapalhe seu sono.

Para isso, os pesquisadores do IAC estão basicamente clonando cafés para gerar espécies descafeinadas sem ser preciso submetê-las aos processos químicos. Na prática, é como dizer que o café colhido dessas plantas já chega do campo com esse perfil químico, dispensando processos industriais para retirada da cafeína dos grãos.

Esse estudo se demonstrou fundamental, já que atualmente é muito comum encontrar pessoas que optem pela bebida descafeinada, seja por questões de saúde ou simplesmente por escolha própria. Esse assunto, no entanto, levanta alguns questionamentos em relação aos cafés especiais, como os que seguem:

  • Será que é possível acabar totalmente com a cafeína da bebida, sem usar de procedimentos industriais?
  • Qual é o preço para a nossa saúde de clonar espécies e mais espécies até que o resultado seja atingido?
  • Será seguro consumir a bebida feita pelo laboratório?

Até essas respostas, o que resta é aguardar e confiar nos pesquisadores do IAC, que podem revolucionar o mercado e a maneira de consumir café. De qualquer maneira, esse estudo representa um avanço significativo na busca por novas cultivares de café, além de um passo importante na evolução da indústria cafeeira.  

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS