MEI
Receita Federal no retrovisor: Finanças separadas para um percurso seguro
Microempreendedores Individuais, os populares MEIs, podem enfrentar problemas com a Receita Federal, caso misturem as contas de pessoa física com os rendimentos da pessoa jurídica. É importante manter as finanças separadas e organizadas para evitar problemas fiscais e financeiros.
Uma das principais dicas para quem quer ter sucesso em seu empreendimento é manter as coisas bem separadas: dinheiro pessoal é pessoal, e dinheiro da empresa é da empresa. Quando você separa as coisas, fica mais fácil controlar o orçamento e verificar onde estão os gastos necessários e o que pode ser melhorado.
Além disso, isso ajuda a evitar problemas futuros, como compra de equipamentos ou empréstimos, por exemplo. Os MEIs não são obrigados a manterem uma conta pessoa jurídica separada para o seu negócio, mas é altamente recomendado abrir uma conta desse tipo, facilitando a gestão do negócio e se livrando de complicações.
Isso porque, no momento, a categoria MEI possui um rendimento máximo anual, de R$ 81 mil. Então, quando o empreendedor movimenta com frequência as contas, com transferências da jurídica para a pessoal e vice-versa, a Receita Federal pode pensar que algo está errado.
Assim, quando os gastos, investimentos e rendimentos pessoais se confundem com os da pessoa jurídica, o Fisco é incapaz de apurar com certeza se a empresa está dentro do limite anual ou não, o que pode causar complicações na declaração anual de ganhos, por exemplo.
Então, se você é MEI e não sabe muito bem como fazer para separar e organizar as finanças pessoais das empresariais, confira umas dicas abaixo que tornarão o procedimento muito mais simples para você.
Como se organizar e separar as finanças
Uma gestão financeira adequada começa pela separação dos patrimônios, no caso o pessoal e o empresarial. Muitos empreendedores deixam de abrir uma conta para o negócio e acabam usando as contas bancárias da pessoa física, o que pode causar confusão e dificultar o controle. Abaixo, confira algumas dicas:
- abra uma conta jurídica e utilize-a exclusivamente para essa finalidade;
- guarde todos os documentos referentes à atividade empresarial, como notas fiscais e recibos de vendas;
- tenha um livro caixa e anote as contas da empresa;
- defina um pró-labore, ou seja, quanto você pode retirar por mês do caixa da empresa para pagar suas despesas pessoais;
- tenha um controle para os gastos pessoais, como uma planilha.

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