Ações, Units e ETF's
Dados industriais frágeis da China não impedem alta do minério de ferro
A despeito da crise no setor, commodity valorizou 2,47% na bolsa de Dalian e 0.78% na bolsa de Singapura
A fragilidade dos dados industriais da China – maior consumidora de aço do planeta – não impediu que os contratos futuros do minério de ferro mantivessem a tendência de alta da véspera (em média, de 4%) mesmo que os investidores tenham apurado ganhos mais reduzidos, na sessão desta quarta-feira (28).
Confirmando a tendência positiva do momento, a commodity, com vencimento em setembro, valorizou 2,47% na bolsa de mercadorias e futuros de Dalian (China), negociado a 830,5 iuanes a tonelada, o maior nível registrado, desde 15 de março deste ano.
Já o insumo siderúrgico de referência para julho, na bolsa de Singapura cresceu 0,78%, mediante negociação a US$ 113,45 dólares a tonelada, atingindo a melhor cotação deste de 19 de junho.
A inconsistência industrial chinesa ficou patente com a divulgação da informação de que os lucros das empresas industriais do gigante asiático amargaram recuo de 18,8% nos cinco primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2022, ante uma retração de 20,6%, pelo mesmo comparativo, registrada em abril. Os dados foram fornecidos pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS).
O incremento de 4% dos contratos futuros, nesta terça (27), seria reflexo das declarações do primeiro-ministro chinês, Li Qiang, de que o governo de Pequim pretende adotar medidas de apoio ‘mais eficazes’ para expansão da demanda pela commodity no país oriental. Também teve efeito positivo semelhante no mercado, rumores de que Pequim incentivaria o mercado imobiliário local, que enfrenta dificuldades. Ao mesmo tempo, ingredientes siderúrgicos, como o carvão metalúrgico exibiu elevação de 0,84% e o coque cresceu 1,07%.
Na avaliação do analista sênior da consultoria Mysteel em Xangai, Yu Chen, “as transações spot de produtos siderúrgicos enfraqueceram esta manhã, em comparação com o dia anterior, e os estoques de aço começaram a se acumular, pesando sobre o sentimento”.
Certo mesmo é que o mercado da commodity deverá continuar experimentando, nas próximas semanas, extrema volatilidade, enquanto o governo chinês não apresentar uma posição mais clara e concreta a respeito do tipo de incentivo que pretende aplicar nesse setor estratégico para sua recuperação econômica.

-
Tecnologia7 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo15 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira