Bancos
Adeus, Débito automático! Pix automático chega para transformar pagamentos
De acordo com informações do Banco Central, o Pix Automático será uma realidade no Brasil a partir de 2024. Ele vai permitir que usuários paguem contas frequentes, como academia, serviços de streaming e escolas de um jeito mais rápido e prático.
Para que o valor referente às mensalidades seja transferido automaticamente, bastará que o usuário autorize e programe o pagamento. De certa forma, a função será semelhante ao débito automático e tende a substituir esse velho conhecido dos brasileiros.
A novidade foi anunciada pelo Banco Central no último dia 21 de junho. A expectativa é que ela esteja pronta para funcionar a partir de abril do próximo ano. Assim como a popularidade alcançada pelo Pix em curto espaço de tempo, espera-se que o mesmo aconteça com a nova função.
Diferença
Ao contrário do débito automático, que exige um convênio bilateral entre os bancos e as empresas para funcionar, o Pix vai ser disponibilizado para empresas de todos os portes e segmentos do mercado, sem a necessidade de um acordo prévio.
A ideia é ampliar as possibilidades de uso para que toda empresa ou serviço possa receber os pagamentos de um jeito automático. Isso deve, inclusive, auxiliar na redução do índice de inadimplência.
O Banco Central explicou no comunicado que qualquer conta recorrente, de cobrança mensal e que pode ser paga hoje via cartão poderá ser quitada via Pix Automático.
Como vai funcionar?
De acordo com o que foi divulgado até então, o serviço será gratuito para os usuários, em geral, e deve cobrar uma taxa apenas das empresas que receberem os pagamentos.
Cada pessoa interessada em usufruir da praticidade deverá autorizar previamente para que as transferências sejam realizadas. É como se estivesse programando pagamentos futuros. Vale lembrar, ainda, que essas autorizações poderão ser canceladas pelo usuário a qualquer momento.
Esse recurso já vem sendo avaliado pelo Banco Central desde o final de 2021. Conforme o cronograma de implementação divulgado junto ao anúncio oficial, as regras serão publicadas em setembro deste ano e o sistema será desenvolvido entre outubro e fevereiro.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos