Economia
Por que você pode não ter recebido o PIS/Pasep 2023?
O PIS/Pasep é um benefício pago aos trabalhadores que contribuem para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ele pode chegar a um salário mínimo e pode ser sacado anualmente pelos beneficiários. No entanto, alguns motivos podem fazer com que o cidadão não receba o pagamento.
Motivos que suspendem ou atrasam o pagamento do PIS/Pasep
Como mencionado, existem algumas situações em que o trabalhador poderá ter o pagamento do benefício atrasado ou até mesmo suspenso. Estas são algumas das causas mais comuns:
- Não cumprir os requisitos para recebimento: para ter direito ao PIS/Pasep, é preciso cumprir uma série de requerimentos, como ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias, ter recebido até dois salários mínimos de média, estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos, dentre outros;
- Dados compartilhados incorretamente pelo empregador na RAIS: a RAIS é mais um dos requisitos mencionados acima, sendo um documento que reúne as informações dos trabalhadores e é enviado pelos empregadores ao governo. Se o empregador informou dados incorretos ou não enviou a RAIS, o trabalhador fica sem o PIS/Pasep;
- O depósito foi feito na poupança do Banco do Brasil, não na conta-corrente: se você recebe o Pasep, sabe que o pagamento é feito no Banco do Brasil. No entanto, o depósito pode ter sido feito na conta poupança, não na corrente, então é melhor conferir;
- O depósito foi realizado na poupança social do Caixa Tem e não na conta-corrente (ou vice-versa): se você recebe o PIS na Caixa Econômica Federal, o valor pode ter sido depositado automaticamente na sua conta poupança social digital do Caixa Tem, ou o contrário.
Esses são apenas alguns dos motivos que podem impedir que o cidadão receba o PIS/Pasep na sua conta. Caso você se enquadre em algum desses, procure resolver o quanto antes para garantir o seu benefício. No caso de maiores dúvidas, é possível consultar o site da Caixa ou do Banco do Brasil, ou ligara para os telefones:
- 0800-729-0001 — Banco do Brasil;
- 0800-726-0207 — Caixa Econômica Federal.

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