Empresas
Jogada de mestre: Coca-Cola adquire rival brasileiro em manobra surpreendente
Quem é que não conhece a Coca-Cola? Essa empresa praticamente tornou-se sinônimo de refrigerante, afinal, o sabor da deliciosa bebida fabricada por ela é simplesmente inconfundível, tanto que existem pouquíssimos lugares do mundo onde o produto não é encontrado.
Agora, você consegue imaginar uma organização tão grande e tradicional, se sentindo ameaçada por um refrigerante fabricado no Brasil? Parece piada, nós bem sabemos, mas foi exatamente isso que aconteceu, e nós vamos te contar a história em detalhes.
Como uma empresa nacional conseguiu ameaçar o reinado da Coca?
A poderosa Coca-Cola, que liderou o mercado de vendas por uma década consecutiva comprou uma fabricante de bebidas nacional, para evitar a forte concorrência que ela estava fazendo. Exatamente, e nós estamos falando do Guaraná Jesus, cujo nome é bem sugestivo, uma vez que a marca conseguiu operar um verdadeiro milagre.
Por tratar-se de um país continental, o Brasil possui regiões com particularidades um tanto quanto inusitadas. Por exemplo, no Amazonas, devido ao Festival de Parintins, a festa que envolve a disputa entre os bois “caprichoso” e “garantido”, é o único lugar do mundo onde é possível encontrar Coca-Cola na embalagem azul.
Isso acontece por conta de uma clara referência ao “boi caprichoso” e ao poder de compra atrelado a tal simbologia. Um fenômeno parecido ocorreu no estado do Maranhão, onde o já citado Guaraná Jesus se mantinha na vanguarda das vendas, sem conseguir ser desbancado por ninguém.
E, apesar da bebida não atingir todo o público brasileiro, a multinacional norte-americana percebeu que não iria conseguir vencer a concorrente nacional, pelo menos ali nas regiões Norte e Nordeste, o que foi uma grande surpresa para muitos especialistas no mercado.
Portanto, em vez de brigar, a Coca-Cola resolveu usar toda a sua influência e dinheiro para adquirir a rival para si, tendo comprado o Guaraná Jesus no começo da década de 2000 (no ano de 2001). Dessa maneira, o consumo inclusive foi ampliado devido à repercussão do caso, e seja por meme ou gosto real, praticamente todos conhecem a marca.
-
Política24 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Tecnologia2 dias atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Agronegócio2 dias atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Economia2 dias atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas
-
Curiosidades2 dias atrás
Marca de cerveja favorita dos brasileiros NÃO é a mais consumida
-
Loterias2 dias atrás
Quais são as chances de ganhar na Loteria Federal? Entenda como funciona
-
Saúde2 dias atrás
Reembolso do plano de saúde é direito garantido, mas só em alguns casos
-
Empresas2 dias atrás
Acabou a crise? Americanas (AMER3) tem em alta de 200% após divulgar resultados