Tecnologia
Em busca do 'Tiozão do Zap': Será que você é um sem saber?
Todo mundo conhece um “tiozão da internet”, agora, é bom tomar cuidado, pois se não tem ninguém assim na sua família, é provável que o tiozão seja você mesmo! Esse termo ganhou muita popularidade recentemente, sendo usado em diversos contextos.
Mas, nem sempre ser taxado como “tiozão” possui uma conotação negativa, afinal, a expressão pode ser usada também como forma de tratamento afetuoso. Por isso, é preciso observar a situação para conseguir entender se a palavra foi empregada como ofensa ou não.
Entretanto, em muitos casos, usa-se essa nomenclatura para definir uma pessoa mais velha, que possui alguns comportamentos repetitivos e por vezes não tão bem vistos atualmente. E, sim, nós sabemos que provavelmente você conhece uma pessoa que se encaixe nessas definições.
Como podemos identificar um tiozão da internet genuíno?
A internet foi um fenômeno que começou a se popularizar no Brasil lá pelo começo dos anos 2000, dessa forma, é normal que indivíduos com idade mais avançada ainda não dominem bem a ferramenta. E mais do que a tecnologia, estamos falando de algumas normas de conduta que permeiam a rede.
Vivemos em tempos em que algumas piadas e falas que outrora eram vistas como normais, hoje não são tão bem vistas e podem até mesmo gerar consequências legais. Dessa forma, é necessário um certo “tato” ao abordar certos assuntos, e isso muitas vezes simplesmente inexiste nos “tiozões da internet”.
Vejamos agora uma pequena lista, contendo alguns comportamentos e hábitos que podem ajudar a identificar se você ou algum conhecido realmente se encaixam nos requisitos mínimos para fazer parte do referido grupo.
Envio exagerado de memes
Os memes são figurinhas e vídeos cômicos utilizados para expressar sentimentos ou debochar de algo, e esse tipo de comunicação informal viralizou na web com o passar dos anos (mais especificamente a partir de 2009).
Porém, um comportamento de “tiozão” bastante comum é enviar uma quantidade exagerada de conteúdo, seja para amigos ou grupos dos quais a pessoa faz parte. Dessa forma, ninguém consegue ver tudo e o material apenas polui a caixa de recados excessivamente.
Não saber lidar com tecnologia
Como dissemos antes, uma grande parcela do público brasileiro não conseguiu acompanhar as mudanças causadas pela internet, e muitos acabaram ficando para trás neste quesito.
Por conta disso, é comum que erros sejam cometidos, como o envio de mensagens para o destinatário errado, ou então o compartilhamento involuntário de conteúdos. Se isso acontece frequentemente com algum familiar seu, procure ser prestativo e o ajude sempre que precisar.
Envio de mensagens motivacionais em horários impróprios
Quem é que nunca recebeu aquela bela oração ou vídeo motivacional de um parente às 3 horas da manhã? Geralmente, pessoas um pouco mais velhas gostam de enviar esse tipo de conteúdo para seus familiares, nem sempre respeitando o horário comercial.
Assim, com muito jeitinho e jogo de cintura, tente argumentar com a pessoa e peça para que ela pare de mandar esses materiais, e caso você não queira se indispor, também é possível silenciar as conversas do contato e as notificações não serão mais mostradas.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras