Finanças
O que fazer se você mandou um PIX errado: dicas e soluções
O PIX, como você já deve saber, é um sistema de pagamentos instantâneos que permite transferir dinheiro entre contas bancárias em segundos, sem qualquer custo adicional para os usuários. Mas, como todo sistema, ele pode estar sujeito a erros humanos ou técnicos.
Já imaginou o que pode acontecer ao digitar um dado incorreto do destinatário, como o CPF, o e-mail ou a chave PIX e enviar o dinheiro para a pessoa errada? Além disso, pode ser que as informações tenham sido preenchidas corretamente, mas que você tenha enviado dinheiro a mais do que o desejado. O que fazer nesses casos?
PIX errado: o que fazer?
A primeira coisa a fazer é verificar se o PIX foi realmente concluído. Para isso, você pode consultar o comprovante da operação no seu aplicativo ou internet banking. Se o pagamento ainda estiver em processamento, você pode tentar cancelar a transação antes que ela seja efetivada. Mas, se o PIX já foi concluído, você pode recorrer a outras medidas.
A segunda coisa a fazer é entrar em contato com o destinatário e pedir a devolução do dinheiro. Você pode tentar localizar a pessoa pelo CPF, e-mail ou chave PIX que usou para fazer a transferência. Explique a situação gentilmente e pode ser que a pessoa devolva a quantia.
No entanto, se a pessoa não concordar em devolver o dinheiro, não responder ou não for encontrada, você também pode recorrer ao seu banco. É possível entrar em contato com o seu gerente ou com a central de atendimento do seu banco e informar o ocorrido.
Assim, a instituição financeira pode intermediar a solução com o banco do destinatário errado, solicitando a devolução do dinheiro. Para isso, no entanto, é preciso ter os dados da operação, todos informados no comprovante de PIX, que você pode pegar no aplicativo do seu banco.
Se o banco não resolver o problema, você ainda tem uma última opção: procurar a Justiça. Você pode ingressar com uma ação judicial contra o destinatário errado, pedindo a restituição do valor. Para isso, é preciso comprovar o erro e a tentativa de solução amigável.

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