Agronegócio
Comigo-ninguém-pode: como cuidar da planta que é a queridinha da decoração dos brasileiros
A comigo-ninguém-pode é uma planta ornamental muito popular no Brasil que se destaca pelas folhas verdes com manchas claras. Originária da Colômbia e da Costa Rica, a espécie pertence à família das Aráceas, a mesma do copo-de-leite e do antúrio.
Além de embelezar os ambientes internos e externos, a planta também consegue filtrar as impurezas do ar e afastar as energias negativas, segundo algumas crenças.
No entanto, ela tem um lado perigoso: é venenosa se ingerida ou em contato com os olhos ou a boca.
Isso porque ela contém oxalato de cálcio, alcaloides e glicosídeos, substâncias que causam irritação, dor, inchaço e até asfixia em casos mais graves. Por isso, é preciso ter cuidado ao manuseá-la e manter-lhe longe de crianças e animais de estimação.
Como cuidar da sua comigo-ninguém-pode
Não se preocupe: com alguns cuidados simples, você pode cultivar a comigo-ninguém-pode sem riscos e aproveitar todos os seus benefícios. Veja algumas dicas:
- Escolha um local com sombra ou meia-sombra para a planta, pois ela não tolera o sol direto. Ela precisa também de proteção contra o vento, pode danificar suas folhas.
- Use um vaso com furos na base e um prato para coletar o excesso de água. O ideal é que o vaso seja leve e resistente, para evitar acidentes. Você pode usar suportes altos ou pendurar a planta, para deixá-la fora do alcance de crianças e animais.
- Prepare um substrato rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Você pode misturar terra vegetal com areia de construção ou perlita. Adube a planta a cada dois meses com um fertilizante orgânico ou mineral.
- Regue a planta sempre que sentir que a superfície do substrato está seca ao toque. Evite encharcar a terra ou deixar água acumulada no prato. A comigo-ninguém-pode aguenta períodos de seca, mas suas folhas podem murchar ou amarelar se ficarem sem água por muito tempo.
- Faça podas de limpeza periódicas, removendo as folhas secas, amareladas ou danificadas. Use luvas para proteger as mãos e lave-as bem após podar a planta. Descarte as partes podadas em um saco plástico fechado.
Multiplicação
Se quiser multiplicar a comigo-ninguém-pode, você pode fazer estaquia das hastes ou divisão de touceiras. No caso da estaquia, corte um pedaço da haste com pelo menos duas folhas e plante-o em um vaso com areia úmida. Mantenha-o em local sombreado até que as raízes apareçam e depois transfira-o para o vaso definitivo.
No caso da divisão de touceiras, separe uma parte da planta com raízes e plante-a em outro vaso, seguindo todo o processo indicado acima.
Seguindo essas dicas, você pode ter uma comigo-ninguém-pode saudável e bonita na sua casa ou no seu jardim. Lembre-se apenas de respeitar as características da planta e evitar o contato direto com ela.
Assim, você pode desfrutar de uma folhagem exuberante e poderosa. A comigo-ninguém-pode pode ser cultivada tanto no seu jardim quanto em espaços internos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp